Joias avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões foram entregues para Bolsonaro pela Arábia Saudita

Foto: reprodução

Um funcionário da Receita Federal relatou na tarde dessa segunda-feira (6) que o assessor do ex-ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque tentou esconder as joias, presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro, ao escolher a via “nada a declarar” na alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O relato foi feito durante uma reunião entre representantes do Ministério Público Federal em Guarulhos e da Receita Federal na cidade da Grande São Paulo. Ele também citou as tentativas de emissários do governo em reavê-las, segundo apurou a TV Globo.

O servidor disse aos participantes da reunião que foi uma surpresa para a Receita o fato de o então ministro Bento Albuquerque ter deixado de informar que levava presentes a Bolsonaro, já que, na ocasião, o ex-ministro foi informado da necessidade da declaração.

O integrante da Receita também explicou que, no entender do órgão, os objetos eram um presente ao Estado brasileiro e, portanto, não havia outro caminho senão registrá-los como patrimônio da União. Isso foi explicado ao assessor e a Albuquerque, que chegou a retornar para saber o que estava havendo.

Na mesma reunião, o MPF pediu que a Receita encaminhe todas as informações disponíveis sobre a entrada das joias para que a Procuradoria possa analisar o caso. A investigação corre em sigilo.

A PF instaurou o inquérito policial. A investigação deve ficar sob a responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

*Com informações do G1