Foto: Minas Tenis Clube / Divulgação

Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) tentaram fazer uma homenagem ao jogador de vôlei Maurício Souza, que estaria marcada para hoje, segunda-feira (9). Conforme divulgado por Demétrio Vecchioli, no UOL, a homenagem foi vetada em parecer da consultoria jurídica por Maurício ser declaradamente candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro.

Maurício conquistou deputados conservadores depois que ele criticou um beijo gay em HQ. Seus comentários e a conduta homofóbica o levaram a ser expulso do Minas Tênis Clube em outubro de 2021, além de ser amplamente criticado. Hoje, ele procura se eleger por Minas Gerais, depois de acumular seguidores com o discurso de ódio nas redes.

A deputada Letícia Aguiar (PP) procurou ajudá-lo oferecendo o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Ela exaltou sua “coragem” em se posicionar criticando um beijo gay conforme apontado pelo colunista. Criada em 2005, a honraria homenageia pessoas que “tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico” do estado de São Paulo.

A reportagem no UOL também apurou que houve a tentativa de homenagear o ex-ministro Tarcísio Freitas, mas foi barrado por ser pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos.