Saiba mais sobre os Osages por trás da trama

Foto: reprodução

Por Victor Amorim*

O filme “Assassinos da Lua das Flores”, dirigido por Martin Scorsese, recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, e consolidou-se como uma obra de grande impacto. Baseado no livro “Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, Morte e a Origem do FBI”, de David Grann, o filme é ambientado em Oklahoma, nos Estados Unidos, durante os anos 1920, e retrata os assassinatos em série de membros do povo indígena Osage, em meio à corrida pelo petróleo na região onde habitavam.

Mas quem eram os Osages? Por muitos anos negligenciados pelo Estado e vítimas da ambição humana, vale a pena mergulhar mais profundamente nessa história pouco conhecida.

Os Osage são um povo indígena com origens no estado do Mississippi, tendo habitado as regiões centrais e nordeste da América do Norte por vários séculos antes da chegada dos colonizadores.

Entre os anos de 1809 e 1870, o povo firmou acordos com os Estados Unidos da América, resultando na cessão de cerca de 40 mil quilômetros de território. Em 1894, eles se tornaram a única nação indígena a adquirir sua própria reserva, migrando para as áreas de Pawhuska, Hominy e Gray Horse.

Na década de 1920, a descoberta e exploração de petróleo em suas terras no estado de Oklahoma transformou os Osage em um povo próspero, com rendimentos anuais que, ajustados monetariamente, chegariam a 500 milhões de dólares em 2024. Essa prosperidade atraiu golpistas e criminosos, resultando em cerca de 60 mortes, incluindo membros da aldeia e investigadores enviados por Washington.

Esses assassinatos em série representaram o primeiro grande caso para a agência que eventualmente se tornaria o FBI. Sob a liderança de Tom White, interpretado no filme por Jesse Plemons, a série de crimes começou a ser desvendada, revelando a participação de William Hale (interpretado por Robert De Niro), um poderoso pecuarista da região, seus capangas, e Ernest Burkhart (interpretado por Leonardo DiCaprio), marido de Mollie Burkhart (interpretada por Lily Gladstone), a última sobrevivente de sua família pertencente à tribo Osage.

As investigações revelaram um elaborado esquema de assassinatos planejados para herdar os direitos de petróleo. Hale, Ernest Burkhart e outros foram detidos e condenados em 1926, embora alguns dos culpados tenham eventualmente conquistado a liberdade anos mais tarde.

Entretanto, o caso resultou em mudanças legislativas que proibiram pessoas que não pertenciam ao povo Osage de herdar os direitos de petróleo dos membros dessa comunidade.

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024