Amigos de Gal ainda tentam assimilar a morte da cantora. Os músicos Gilberto Gil e Milton Nascimento falam em saudade eterna e Chico Buarque cancela show em Salvador

Foto: Marcos Hermes / Divulgação

Por Mauro Utida

A morte da cantora baiana Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9), ainda está sendo assimilada pelos amigos que estiveram ao lado da “maior voz do Brasil”, como foi classificada por João Gilberto quando se conheceram nos frutíferos anos 60. Naquela época, ela passou a ter contato com seus grandes parceiros de arte de vida, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil.

Gilberto Gil se pronunciou em um vídeo que o mostra com o olhar reflexivo e no texto que diz: “nossa irmãzinha se foi”. “Gal, a quem chamava de Gaúcha. Fica a saudade pra mim, pra todos que eram próximos e pra tanta gente na extensão deste Brasil que se encantava com seu canto. Agora o canto dela fica conosco pro resto das nossas vidas, pra o tempo todo da nossa história”.

Caetano Veloso gravou grandes sucessos com Caetano Veloso, como “Baby” que foi escrita por ele especialmente para Gal no histórico álbum Tropicália (1968) e se tornou o primeiro sucesso popular da artista. Ao vivo na GloboNews, Veloso se emocionou ao falar sobre a parceira e, em homenagem, citou um trecho da música “Minha Voz, Minha vida”, que escreveu para Gal: “Meu segredo e minha revelação, minha luz escondida, minha bússola e minha desorientação”.

Ela também gravou London London (1970), que Caetano escreveu quando esteve exilado em Londres. A parceria também ficou marcada com Meu Bem, Meu Mal (1981), Vaca Profana (1984) e mais recentemente Recanto Escuro (2012), que representou uma nova virada na carreira da artista. Além de muitas outras em mais de 60 anos de união.

Inclusive, no Twitter de Gal, a última publicação antes do comunicado oficial do falecimento foi especialmente para o grande amigo. “Meu amor, você me dá sorte!”, escreveu no post que relembra o encontro no Programa Chico e Caetano, em 1986, onde cantam juntos “Sorte”.

https://twitter.com/GalCosta/status/1590313178826952706

Outro grande amigo que rendeu outras grandes parcerias de sucesso foi Milton Nascimento, que está em turnê de despedida dos palcos ‘A Última Sessão de Música’. No Twitter, Milton escreveu: “Eu te amo e vou te amar pra sempre, Gal Costa. As saudades serão eternas”.

O vídeo mostra os dois gravando “Paula e Bebeto”, canção de Milton Nascimento gravada em 1975, em que fala: “qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar”.

Pelo Instagram, a equipe de Chico Buarque informou que o artista cancelou o show que faria em Salvador, na Bahia, no próximo fim de semana. Chico estava aguardando orientação médica para o teste positivo para covid confirmado no domingo (6), porém “o impacto da notícia da morte de Gal Costa, esta manhã, deixou o cantor e compositor sem condições emocionais de seguir com a agenda”, informou.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Chico Buarque (@chicobuarque)

Comunicado oficial

A equipe de Gal Costa publicou um comunicado sobre o falecimento da cantora, na manhã desta quarta (9), em São Paulo. “É com profunda tristeza e o coração apertado que comunicamos o falecimento da cantora Gal Costa”.

Segundo sua assessoria de imprensa, Gal Costa estava em recuperação de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita e teria que ficar longe dos palcos até o final deste mês. A operação aconteceu em setembro, após Gal se apresentar no Festival Coala, em São Paulo. A cantora já tinha na agenda marcada para a turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, que deveria ocorrer em dezembro e janeiro de 2023.

Nascida 26 de setembro de 1945, em Salvador, Bahia, Maria das Graças Penna Burgos era filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna.

Leia mais:

Adeus a Gal Costa! Uma das maiores vozes do Brasil morre aos 77 anos

Russo Passapusso lança “Alto da Maravilha” com a dupla Antonio Carlos & Jocafi

Caetano Veloso lança novo clipe de Um Índio em homenagem ao Dia de Resistência Indígena