Foto: Divulgação

O deputado estadual Arthur do Val (Mamãe Falei) anunciou nesta tarde (5) que pediu ao partido para retirar sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo. Ele tomou a decisão após ser amplamente criticado por gravações que flagraram a forma como tratou as mulheres ucranianas em viagem ao país.

O jornalista Gustavo Zucchi, em coluna de Igor Gadelha do jornal Metrópoles, teve acesso as áudios e divulgou a mensagem que o deputado havia enviado a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL). Nela, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras afirmações misóginas em relação ao país.

Em nota divulgada em suas redes, o parlamentar escreve:

“Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao Governo de São Paulo”.

As mensagens geraram ampla repercussão negativa na noite desta sexta-feira (4). Para a ativista Rebeca Lerer, o comentário é “um resumo do que a gente chama de cultura do estupro”. As reações de diversas mulheres, entre parlamentares e sociedade civil, repudiam os áudio, o assédio e as intenções de viagem de Arthur do Val que desde o início havia recebido críticas por interromper sua atuação parlamentar por uma missão que não tinha ligação política com seu mandato.

A deputada estadual Isa Penna, também de São Paulo, informou que entrou com representação jurídica pela cassação do mandato do parlamentar.

Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”

Isa Penna encaminha pedido de cassação de Arthur do Val na Alesp