Com mais de um milhão de aparelhos registrados, o projeto “Celular Seguro” já recebeu sete mil alertas de perda, roubo ou furto de aparelhos.

Foto: Redação/Sim Notícias

Por Kaio Duarte do Zona de Propulsão

O programa “Celular Seguro”, que está disponível para computadores através da internet, possibilita que indivíduos que foram vítimas de roubo ou furto bloqueiem seus dispositivos cadastrados. O cidadão usa sua conta do GOV.BR para acessar, registrar e bloquear aparelhos.

As companhias de telefonia, bancos e outros aplicativos que aderiram ao projeto serão notificados para serem bloqueados os sistemas e as contas dos usuários daquele dispositivo. Para bloquear linhas telefônicas, é necessário que o número esteja ligado ao CPF do usuário.

O aplicativo oferece a opção de indicar contatos de confiança em caso de bloqueio do dispositivo. Como não existe o bloqueio temporário, a vítima deve contactar as operadoras e bancos responsáveis para a reativação de acesso.

O Ministério da Justiça, responsável pela implementação da plataforma, é notificado de que notícias e versões falsas do serviço estão sendo divulgadas na internet. O governo segue a Lei Geral de Proteção de Dados e não pode acessar informações dos usuários. A ferramenta apenas faz a comunicação entre as empresas envolvidas no projeto e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com a vítima.