Longa-metragem de Maria Augusta Ramos é o documentário mais visto nos cinemas desde 2019

Cena de “Amigo Secreto”, documentário sobre as investigações da Operação Lava-Jato. Foto: Divulgação

O documentário “Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, acaba de ser disponibilizado em plataformas de streaming. O longa, que ainda segue em cartaz em alguns cinemas pelos Brasil, bateu recordes de bilheteria, se tornando o documentário mais assistido nos cinemas desde 2019 – batendo um público de mais de 15 mil pessoas até o momento. Mas para quem quiser ver (ou rever) a produção, agora ela está disponível nas seguintes plataformas de aluguel e compra digital: iTunes, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes, Vivo Play, Claro TV+, e Sky Play.

O filme é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda, e parte de uma investigação da justiça brasileira, tendo como objeto, as investigações da Operação Lava Jato. A operação, que resultou na prisão do ex-presidente Lula, posteriormente caiu em um escândalo envolvendo juízes e procuradores, que foram acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas.

Maria Augusta mostra o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como a “Vaza Jato”, que trouxe a tona tais ilegalidades cometidas pela Lava-Jato. O documentário traz também imagens de arquivo, o depoimento de Lula ao ex-juiz Sergio Moro, trechos de manifestações, e muito mais.

O roteiro e direção são de Maria Augusta Ramos, que também foi responsável pelo documentário “O Processo”, de 2018, no qual mostra as articulações políticas que culminaram no golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Em entrevista à DW Brasil, Maria Augusta falou um pouco sobre o caso que inspirou seu filme “Amigo Secreto”: “Eles tentaram combater, questionar, criticavam, mas foram silenciados. A mídia optou por uma determinada narrativa, que era a da Lava Jato, e a Vaza Jato trouxe isso de uma maneira que era impossível negar. Tudo aquilo que já se sabia ficou escancarado (…) A Lava Jato foi uma farsa, uma grande encenação”, afirmou.

Assista ao trailer do filme: