“Ter HIV não é xingamento”, escreveu Anitta em seu Twitter, após uma série de fake news que afirmam que a artista vive com HIV

Anitta é a primeira brasileira no top 1 da Billboard com “Envolver”. Foto: Divulgação

Desde que se posicionou politicamente pela eleição de Lula (PT), ataques e fake news contra a cantora carioca Anitta aumentaram consideravelmente. Nesta terça-feira (2), ela usou suas redes sociais para se pronunciar pela primeira vez sobre uma série de fake news que afirmam a artista vive com HIV.

No Twitter, a cantora se posicionou contra o preconceito em relação ao vírus e os ataques que vem sofrendo. “Eu to nem aí. Ter HIV não é xingamento. Se eu for processar cada uma das fake news que tão inventando pra mim desde que me posicionei politicamente, vou acabar com meu dinheiro só pagando advogado“.

Os boatos começaram após uma internação recente da cantora, que está tratando um caso grave de endometriose. Fãs da cantora questionaram se a equipe dela não vai fazer nada em relação a esta fake. “Quando pesquisa seu nome no YouTube só dá essa notícia”, alertou um fã. Ela respondeu que essa não é a primeira vez que ela decide ignorar uma notícia falsa a seu respeito e “só vai gastar quando for algo relevante”.

Após sua declaração no Twitter, a UNAIDS, programa das Nações Unidas de combate à AIDS, respondeu o tweet da artista: “Valeu, Anitta, por esclarecer as pessoas! A pessoa que vive com HIV, está em tratamento e atinge supressão viral pode se tornar indetectável e o HIV deixa de ser transmitido por relações sexuais sem preservativo. Informação é a chave para promover um mundo sem estigma e discriminação!”.

Tratamento de endometriose

Em entrevista ao programa Fantástico, no último mês, Anitta falou sobre seu diagnóstico de endometriose. Em turnê pela Europa, a cantora contou sobre a dificuldade para descobrir a doença, a sua luta com as dores e a necessidade de passar por um cirurgia com urgência.

Ela contou que levou cerca de nove anos para descobrir o motivo da dor. Segundo ela, a ajuda veio de uma amiga médica que, após Anitta comentar sobre suas dores, a profissional pediu que a artista fizesse uma ressonância, que diagnosticou endometriose, e a encaminhou a um médico especialista.