View this post on Instagram

 

A post shared by Estudantes NINJA (@estudantesninja)

Durante o mês de abril, mais uma crise envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou estudantes em conflito em relação à conduta do governo brasileiro perante um dos maiores exames de vestibular no mundo. Uma grande quantidade dos vestibulandos relatou incoerência nas notas, especialmente em relação à redação. Por meio da rede Estudantes NINJA, a Mídia NINJA se somou às entidades estudantis, na última semana, por uma ampla campanha pela valorização do Enem.

Uma postagem do estudante Lucas Felpi, de 19 anos, ganhou repercussão nas redes quando identificou 32 redações nota 1.000 no Enem, quatro acima das 28 anunciadas oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além disso, diversos estudantes entraram em contato direto com a Mídia NINJA e com a página Estudantes NINJA para relatar que há incoerências nas notas divulgadas. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) enviaram pedido formal de explicações ao MEC e ao Inep cobrando “a divulgação imediata dos espelhos contendo a vista pedagógica que justificam a atribuição das notas da redação e a correção imediata dos dados pessoais dos candidatos no sistema.”

Articulados junto aos Estudantes NINJA, os movimentos estudantis montaram a campanha #ValorizeOEnem como forma de denunciar os inúmeros descasos já cometidos contra os estudantes no acesso à maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além de entidades como UNE e Ubes, estudantes da campanha @revisaodaredacao_enem também participaram, formando uma rede de alunos que identificaram o erro em suas avaliações e abriram a página com o objetivo de somar as denuncias e visibilizá-las. Foram feitas ações de mobilização pelo Twitter utilizando a hashtag, além de vídeos de denúncias, memes e textos explicativos. A rede planeja ainda uma conversa ao vivo com estudantes e especialistas por meio do projeto Papo NINJA. Até agora, o governo federal não deu uma posição efetiva em resposta direta às críticas com o espelho das provas de redação do Enem.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Estudantes NINJA (@estudantesninja)

“Em 2020 foram muitos os erros durante todo o processo de aplicação do Enem, e além de exporem os estudantes a realizar o exame em plena pandemia, em salas lotadas, candidatos barrados de realizar a avaliação na data marcada, e a demora a informar o local para a reaplicação”, diz publicação do Estudantes NINJA.

“Agora, milhares de estudantes relatam também possíveis erros na correção do exame e o MEC sequer age com transparência em relação ao resultado. Mesmo com tantos relatos, a pasta abre o SISU tratando com descaso os problemas apresentados”.

O ENEM passa pela pior gestão dos últimos tempos, que trata o exame com completa incompetência, ignorando que muitos estudantes do país inteiro o tem como única perspectiva de vida para ingressar na universidade pública ou serem contemplados no Fies e Prouni. Como almejar o progresso da nação sem educação?

Quem são os Estudantes NINJA

Estudantes NINJA é a rede de educação da Mídia NINJA que reúne estudantes de todo o Brasil que articulam e produzem as suas próprias narrativas e perspectivas sobre o tema. Nascida nas manifestações estudantis de 2019, a rede se propõe a denunciar as situações de vulnerabilidade social vividas por estudantes e profissionais da educação, além de fortalecer narrativas de valorização do setor. Desde então, a rede movimenta as redes sociais para pressionar a agenda pública, produzindo conteúdos e ações efetivas.