Começam a ser desmontados os acampamentos bolsonaristas que inspiraram e organizaram invasão de Brasília

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil. Desmontagem do acampamento de bolsonaristas em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro.

As dezenas de acampamentos golpistas em frente a quartéis e instituições militares em todo o Brasil começaram a ser desmontados  desde a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite do último domingo (8), quando terroristas invadiram a sede dos três poderes em Brasília. A maioria destes acampamentos iniciou logo após a vitória de Lula nas urnas, como uma forma de questionar o resultado eleitoral.

Conforme levantamento, até o início da noite desta segunda-feira (9) nove estados registraram o fim das mobilizações. Decisão de Moraes deu 24h, a contar de domingo, para ação de governos estaduais em busca de encerrar atividades em frente aos prédios militares.

Paraná

A Polícia Militar (PM) começou a desmontar, na tarde desta segunda-feira (9), o acampamento bolsonarista em frente ao Tiro de Guerra de Londrina, no Norte do Paraná. A medida foi tomada após o governador Ratinho Junior (PSD) acatar a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) para as ocupações de todo o país.

Bahia

O Quartel da Mouraria, em Salvador, começou a ter sua entrada liberada nesta segunda-feira (9). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), agentes da Polícia Militar (PM-BA) foram encaminhados ao local para iniciar a desocupação do acampamento da área.

Até o momento, foram removidos banheiros químicos, isopores, toldos e cadeiras do acampamento. Apesar da dissolução da estrutura, alguns apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda insistem em permanecer na frente do Quartel da Mouraria.

São Paulo

O acampamento de golpistas bolsonaristas, instalado em frente à Assembleia Legislativa do Estado e ao Círculo Militar, na Zona Sul da capital paulista, foi desmontado na tarde desta segunda-feira (9).

Forças de segurança foram enviadas ao local para fazer a retirada dos manifestantes, depois da ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou o fim de acampamentos golpistas em todo o país. Eles não foram levados para a delegacia.

Foto: Globocop

A Prefeitura de Campinas disponibilizou a Guarda Municipal, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Serviços Técnicos Gerais (Setec) para apoiar a desocupação do acampamento em frente à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

“A operação de desocupação, como definiu o STF, será comandada pela Polícia Militar. A Guarda Municipal, além de dar suporte à operação, vai reforçar a segurança nos prédios públicos da cidade”, diz a nota.

O acampamento montado por bolsonaristas em frente ao 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí (SP), também foi desmontado.

As equipes foram até o local no início da tarde para desmobilizar o grupo de bolsonaristas, que acampa no local há dois meses. A ação ocorre um dia após os ataques terroristas que devastaram os Três Poderes em Brasília (DF): Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

Mato Grosso

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, notificou nesta segunda-feira (09) o governador em exercício do Estado de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para que promova a desocupação e dissolução total do acampamento montado por bolsonaristas em frente à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Avenida do CPA, em Cuiabá.

Acre

Cerca de 20 servidores da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) estão neste exato momento derrubando a estrutura montada do acampamento bolsonarista montado em frente ao 4° BIS, em Rio Branco.

Tendas, barracas, estrutura de madeira e até uma cozinha improvisada, tudo foi desmontado e recolhido em um caminhão para posteriormente ser encaminhado à sede da Polícia Federal que é a responsável pelo inquérito.

Amazonas

Após 70 dias, forças de segurança do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus desmobilizaram acampamento antidemocrático na entrada do Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra. Desde as primeiras horas do dia, tropa de choque foi mobilizada para o local.

Foto: Gilson Mello/A Crítica

Brasília, Distrito Federal

Agentes de segurança do Distrito Federal cumpriram a ordem de desocupar o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Mais de 2 mil pessoas foram levadas para Academia Nacional de Polícia, conforme apurou o Poder 360. Os policiais chegaram ao local por volta das 8h e estabeleceram prazo de uma hora para a desocupação voluntária do acampamento.

Rio de Janeiro

Desmontagem do acampamento de bolsonaristas em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro, iniciou por volta das 10 horas desta segunda-feira (9). O local está completamente vazio até o início da noite dessa segunda.

Rio Grande do Sul

Foto: Naiôn Curcino / Agência RBS

Em Porto Alegre, já não são vistas barracas nem manifestantes na Rua Padre Thomé, contígua ao QG do Comando Militar do Sul. Em Santa Maria, na região central do Estado, o acampamento também foi desmobilizado nesta manhã.

*Com informações do G1, Folha de São Paulo, A Crítica, Notícia da Hora, Redes Verdes Mares, Gaúcha Zero Hora, Metrópoles

Parlamentares protocolam pedido de impeachment do governador do DF

Confira algumas obras de arte que foram danificadas em ato terrorista em Brasília