Vítima passou por exame de corpo de delito no IML de Manaus e polícia tenta identificar agressor

Cabo eleitoral do deputado Zé Ricardo foi agredido com uma barra de ferro. Foto: Reprodução/Twitter

Por Mauro Utida

Durante uma caminhada da campanha para reeleição do deputado federal Zé Ricardo (PT) no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus (AM), na noite desta terça-feira (27), um cabo eleitoral foi covardemente agredido na cabeça com uma barra de ferro por um homem apoiador de Jair Bolsonaro (PL).

A vítima, o militante Jadir Augusto, foi levado a um pronto-socorro e em seguida ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Ele fez um boletim de ocorrência contra o agressor na 19º Delegacia de Polícia de Manaus. O agressor é dono de uma barraca de frutas localizada nas proximidades de onde acontecia o ato político.

Em frente a delegacia, o deputado Zé Ricardo gravou um vídeo em solidariedade ao apoiador Jadir Augusto. Ele condenou a violência política nesta campanha eleitoral e a intolerância gerada pelo governo de Bolsonaro, que incentiva o ódio e a violência. “Política tem que ser feita por meio do debate, não podemos aceitar a violência, a democracia não aceita este tipo de ato”, declarou.

A agressão

Segundo informações da Revista Fórum, durante o discurso de Zé Ricardo, que também é conhecido como “o homem da Kombi”, um mototaxista se aproximou do comício e começou a agir de modo agressivo e grosseiro com Zé e os presentes. “Ele o chamou de ladrão, mentiroso e disse que iria votar em Jair Bolsonaro”, contou uma assessora de Zé Ricardo para a Revista Fórum.

Em determinado momento o mototaxista jogou a moto em cima de um rapaz causando uma confusão com amigos e familiares do atingido que foram tirar satisfação. Neste momento, um terceiro homem, o dono da barraca de frutas que também é bolsonarista entrou na briga e pegou uma das barras de ferro de sustentação da barraca. A vítima, por sua vez, havia “entrado na briga” com fins de apartar os brigões e acabou levando a pior.

A assessoria do deputado Zé Ricardo informou à reportagem da Revista Fórum que a campanha do deputado petista é constantemente hostilizada em Manaus.

Ataque em SP

Em Osasco, na Grande São Paulo, um homem atacou o comitê de campanha do deputado estadual Emídio de Souza (PT), candidato a reeleição à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo do estado.

O caso ocorreu nesta terça-feira e de acordo com a equipe de comunicação do petista, foram destruídos itens de mobiliário e alguns materiais de campanha.

Uma apoiadora do deputado, que trabalha na campanha, diz ter sido empurrada e que machucou a parte frontal do corpo. Ela acredita que o homem, que se identificou como apoiador de Bolsonaro, já teria passado em frente ao endereço ontem, e gritado frases como “Fora PT” e de apoio ao presidente. De acordo com a campanha de Emídio, o homem não é conhecido e fugiu do local.