A atriz está indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Pantera Negra: Wakanda Forever. Esta é sua segunda nomeação ao prêmio e a primeira da Marvel nessas respectivas categorias

Foto: Divulgação

Por Florêncio para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Que o Oscar sempre foi uma cerimônia excludente e voltada para homens brancos elitistas, nunca houve dúvidas. Mesmo com movimentos surgidos no decorrer do tempo, derrubando diversos preconceitos contra minorias, tendo a modernidade e a tecnologia gasolinas para sair do lugar e queimar posturas retrogradas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas parecia ser apenas beliscada por esse tipo de munição.

Há dois anos, com a pressão das grandes mídias e da sociedade, a cúpula da instituição resolveu reformular suas diretrizes para diversificar os nomeados. Contudo, em 2023, a falta de mulheres e pessoas de cor ainda é uma pauta a ser debatida. Dos 20 candidatos nomeados por suas interpretações, apenas 2 são negros. São eles: a própria Angela e o ator Bryan Tyree Henry.

Relembre as únicas dez mulheres negras a vencer um Oscar nas categorias de atuação:

Foto: Reprodução / Oscars

Hattie McDaniel – 1940

Primeira mulher e pessoa negra a vencer um Oscar. Ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme ‘…E o Vento Levou’.

Whoopi Goldberg – 1991

Conhecida pela veia cômica de suas personagens, seu papel em ‘Ghost: Do Outro Lado da Vida’ lhe rendeu uma estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante.

Halle Berry – 2002

A atriz é a primeira e única mulher negra a receber o prêmio principal de atuação feminina. Seu troféu de Melhor Atriz veio depois de sua interpretação no filme ‘A Última Ceia’.

Jennifer Hudson – 2007

Recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel em ‘Em Busca de um Sonho’.

Mo’Nique – 2010

Mais um Oscar de Atriz Coadjuvante e dessa vez foi para mais uma comediante, a atriz Mo’Nique.

Octavia Spencer – 2012

Vencedora pelo filme ‘História Cruzadas’, Octavia Spencer foi a 5ª mulher negra a receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Lupita Nyong’o – 2014

A primeira vez da atriz queniana num filme já lhe rendeu a cobiçada estatueta do Oscar. Ela venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo longa ‘12 Anos de Escravidão’.

Foto: AFP

Viola Davis – 2017

Uma das atrizes negras mais premiadas de todos os tempos. Recentemente, com um Grammy, ela se tornou EGOT, artistas que conquistaram um Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante foi pelo filme ‘Um Limite Entre Nós’.

Regina King – 2019

Aclamada na televisão, a atriz e diretora recebeu sua primeira indicação em 2019 pelo filme ‘Se a Rua Beale Falasse’, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Adriana DeBose – 2022

O prêmio mais recente para uma mulher negra foi para Adriana DeBose, pela adaptação de ‘Amor, Sublime Amor’ do diretor Steven Spielberg. O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante também foi o primeiro para uma pessoa declarada QUEER.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023