Foto: divulgação

Por Paula Cunha*

Em Anatomia de uma Queda, Sandra Voyter é uma escritora bem sucedida que vive com seu marido Samuel e seu filho Daniel nos alpes franceses. Seu marido é professor e, mesmo sem ter finalizado seu romance, escritor. O casal tem grandes discussões em torno das divisões de tarefas da casa já que Sandra escreve um livro atrás do outro enquanto Samuel trabalha como professor, cuida da casa e da educação do filho. Ela é frequentemente culpada pelo marido, que alega não conseguir escrever por causa dela e de suas obrigações familiares. Para Samuel, Sandra é a pessoa que toma as decisões na vida deles. Quando ele é encontrado morto caído do lado de fora da casa, Sandra se torna a principal suspeita de homicídio, apesar de acreditar que o marido se jogou da janela.

Em Pobres Criaturas, Bella Baxter é trazida de volta à vida pelo cientista Godwin Baxter e passa a viver como sua filha. God, como ela o chama, decide que ela deve se casar com um aluno seu e, durante a assinatura de um contrato de casamento, Bella conhece um advogado, um grande conquistador, e decide viajar pelo mundo com ele. Sua independência e desapego às normas da sociedade chocam Duncan durante a viagem ao mesmo tempo que o deixam apaixonado. Bella, por sua vez, quer conhecer as coisas mundanas e parte em busca de explorações. Sua inteligência se desenvolve cada vez mais à medida que ela conhece pessoas e lê muitos livros.

Foto: Divulgação

Mesmo vindo de lugares tão diferentes, tanto Sandra quanto Bella são mulheres independentes. Sandra sempre diz que é capaz de trabalhar em qualquer lugar e sob quaisquer condições. Bella decide o que vai fazer e com quem vai e ninguém é capaz de pará-la. As duas gostam de sexo e não abrem mão dele, além de serem capazes de tomar suas decisões sozinhas, mesmo que isso contrarie o homem. 

Tanto Sandra quanto Bella tomam a dianteira das situações, o que faz ambas serem chamadas de “monstro” por seus parceiros. As protagonistas são capazes de falar exatamente o que pensam. Bella diz que Duncan é uma pessoa chorosa e xingadora, enquanto Sandra diz que Samuel se faz de vítima o que, nas palavras dela, ele não é. Ambas acham que discussões são perda de tempo, deixando seus companheiros enfurecidos. Nenhuma das duas sente que deve alguma desculpa ao mundo por ser como é ou fazer os questionamentos que faz.

E por que elas incomodam tanto os homens? Eles têm medo de mulheres racionais?

Sandra e Bella não são aquelas mulheres que fazem de tudo para agradar seus companheiros e choram por amor quando não são correspondidas; enquanto isso, Samuel e Duncan acreditam que suas vidas giram em torno das duas. Elas lidam de forma prática com as adversidades que o mundo impõe e isso choca os homens que ainda acreditam no conceito de mulher frágil e doce. Bella não compreende as convenções da sociedade e nem se importa com elas, vendo na prostituição uma boa maneira de ganhar dinheiro e viver experiências no momento em que ela e Duncan estão em Paris sem dinheiro nenhum (Bella pegou todo o dinheiro dele para dar aos pobres). Sua solução extremamente prática causa asco em Duncan e ela sugere que ele volte a Londres, se oferecendo para pagar sua passagem. Bella diz que é mais fácil vender seu corpo para vários homens do que estar com outro igual a Duncan, que ela vai ter que agradar e que isso vai consumir mais o seu tempo. Quando Samuel tenta impor a Sandra que ela divida as obrigações familiares com ele, argumentando que não consegue escrever por causa dela, Sandra rebate dizendo que é capaz de escrever em qualquer lugar e que o medo de Samuel é o que o impede de escrever seu romance. 

Em ambas as situações, as protagonistas são chamadas de “monstro”. Sandra e Bella são capazes de despertar amor e ódio nos homens, e tanto Samuel quanto Duncan tentam contê-las por causa de ciúme: Samuel dificulta uma entrevista de Sandra que acaba não acontecendo por causa de seu barulho e música alta e Duncan leva Bella em um cruzeiro para impedi-la de explorar Lisboa sem ele. Samuel e Duncan sabem que suas mulheres se relacionaram com outras pessoas. Por fim, Samuel diz que é diminuído por Sandra enquanto Duncan não acredita que depois de uma vida abandonando mulheres apaixonadas quem está apaixonado agora é ele.

Cuidado que agora tem spoiler! O final de ambos é dramático: Samuel morre em consequência de uma queda criminosa ou causada por interrupção de antidepressivos e Duncan é internado com problemas mentais. Em ambos os filmes indicados ao Oscar de melhor filme, o final dos homens parece acontecer por consequência de seu relacionamento com uma mulher, como eles mesmos lamentavam. Mas Sandra e Bella ficam bem e uma frase de um amigo que Bella faz no cruzeiro fica em minha mente: ’’A sociedade polida vai destruir você’’.

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024