“A máquina que prepara a democracia é a escola pública”, diz candidata, que entroi na política pela militância na educação

Foto: Lucas Carrera

Ana Júlia Ribeiro foi uma das líderes da “Primavera Secundarista”, em 2016, movimento que ocupou mais de 850 escolas do Paraná para protestar contra o sucateamento do Ensino Médio. Seu rosto ficou conhecido nacionalmente depois que encarou os deputados da Assembleia Legislativa em discurso pela defesa da educação pública. Tornou-se a vereadora mais jovem de Curitiba e hoje se lança a candidata à deputada estadual pelo PT.

“A nossa candidatura se coloca nas ruas porque quer combater as desigualdades, porque quer distribuir riqueza, dar uma vida melhor para as pessoas, porque quer disputar o Estado”, diz Ana Júlia.

Estudante de Direito na PUC-PR e de Filosofia na UFPR. Ana filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2018, a convite do próprio presidente Lula. Sua campanha de candidata a vereadora teve como eixo central a defesa de uma educação pública de qualidade, que continua sendo prioridade em sua campanha por uma vaga na Assembleia Legislativa.

“É a paixão da minha vida, é a pauta pela qual eu entrei na política. Quando eu penso educação pública, eu estou discutindo orçamento, concepção do Estado, infraestrutura, principalmente qual a sociedade que nós queremos”, afirma. “A máquina que prepara a democracia é a escola pública. Ela está presente na sua vida, no seu cotidiano. Porque ela pensa as diretrizes, currículo, ela pensa a concepção de Estado. E nós precisamos disputar a concepção de Estado”.

Em 2022, Ana também defende propostas em eixos voltados ao trabalho e à questão de gênero. “Quem vive da força e do fruto do seu trabalho sempre sofre mais. E estes grupos, essas minorias fazem parte daqueles que vivem pela força de seu trabalho. Isso me toca todos os dias porque não é um caso isolado, é cotidiano”, afirma.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/najulia.ribeiro/
▪️ Facebook – facebook.com/najuliaribeiro
▪️ Twitter – twitter.com/najuliaribeiro

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher