Filme mistura realidade e ficção sobre os acontecimentos da vida e carreira de uma das maiores estrelas de Hollywood dos anos 50

“Blonde”, filme sobre Marilyn Monroe, estrelado por Ana de Armas. Foto: Divulgação / Netflix

Por Sérgio Madruga

Ainda falta um tempinho para o lançamento de “Blonde”, filme sobre o ícone hollywoodiano Marilyn Monroe. Mas após a Netflix divulgar seu trailer oficial, na última quinta-feira (28), o público pôde ter uma prévia de como será o longa.

Baseado no livro homônimo da autora Joyce Carol Oates, o filme reimagina a vida pessoal, profissional e poética de Norma Jeane Baker, figura que o mundo viria a conhecer como Marilyn Monroe, uma das mulheres mais famosas de seu tempo. A direção é de Andrew Dominik, e quem interpreta a estrela é a atriz cubana Ana de Armas, que está impressionantemente parecida com Marilyn.

O trailer mostra um pouco sobre os conflitos que a atriz enfrentava em equilibrar seu “eu” privado, com sua persona pública Marilyn Monroe, nome que se tornou muito maior do que ela conseguiria imaginar. A sequência de cenas exibidas na prévia do filme, mostram as angústias que Monroe passava com o imensurável assédio que sofria pelos fãs, pela indústria e por homens poderosos.

“Não aguento mais uma cena como Marilyn Monroe. Marilyn não existe. Quando eu saio do meu camarim, sou Norma Jean. Continuo sendo quando a câmera está gravando. Marilyn Monroe só existe na tela”, diz a personagem no trailer.

A produção gerou algumas polêmicas pelo fato de não ser baseada fielmente na vida de Marilyn. O filme, assim como o livro, misturam realidade e ficção sobre os acontecimentos na vida da artista.

 

Em entrevista ao The Sunday Times (via Papelpop), Ana de Armas revelou que a preparação para gravar o filme foi “dolorosa e intensa”, pelas constantes mudanças de visual e características de Marilyn que a atriz teve que encarnar: “Precisei passar nove meses treinando meu sotaque para gravar”, contou.

Além de Ana de Armas, o elenco do filme é composto por Adrien Brody, Sara Paxton, Bobby Cannavale, Xavier Samuel, Julianne Nicholson, Rebecca Wisocky, Evan Williams, entre outros.

O filme foi selecionado para a principal competição do 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza – que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro -, concorrendo ao almejado Leão de Ouro.

“Blonde” tem estreia mundial marcada para o dia 28 de setembro, enquanto isso, assista ao trailer do filme: