Evento também celebrou a atriz, que faz aniversário nesta quinta-feira (30)

Foto: Divulgação / Amarelo Manga

Por Sérgio Madruga
Cobertura de Ian Coelho

Na última quarta-feira (29/06), no Rio de Janeiro, aconteceu o evento “Clássicos do Cinema Brasileiro em 35mm”, com a exibição do filme “Amarelo Manga”, em comemoração aos vinte anos da obra de Cláudio Assis.

Estiveram presentes na sessão especial Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Chico Diaz, Marcello Maia, Julia Moraes, Walter Carvalho e Karen Black. Após a sessão, a equipe do longa participou de um bate-papo, falando sobre a experiência de participar do filme.

Bastou os créditos começarem a subir, que a plateia ovacionou este, que é um dos clássicos do nosso cinema e que merece ser celebrado. Quem também recebeu um carinho especial do público foi Dira Paes, que passou a virada de seu aniversário no evento. Em coro, todos cantaram “parabéns” para a atriz, que ficou bastante emocionada.

https://twitter.com/NinjaCine/status/1542641235600543752?t=Zkg8S2n_lvwMcnSAbxpyAQ&s=19

“Meu coração está batendo forte, não só por relembrar o filme, mas também por esse dia de hoje, de aniversário, em que a gente lembra como tudo começou, das experiências… Tudo da vida vem no dia de aniversário. Então, esse é um dia muito especial, que quero guardar com muito carinho… Estou muito feliz”, revelou Dira a Ian Coelho, que cobriu o evento.

Sobre a experiência de atuar em “Amarelo Manga”, Dira contou que adora fazer parte de projetos de diretores estreantes, e este foi o caso com Cláudio Assis:

“Hoje, a gente está celebrando um filme que persiste ao longo desses vinte anos, pela força fundamental da equipe e do diretor”, disse a atriz dedicando a sessão ao cineasta.

O filme – Lançado no dia 4 de outubro de 2002, no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o filme “Amarelo Manga” retrata a vida de alguns moradores do Centro Histórico de Recife. Mostrando suas paixões e frustrações do dia a dia. A obra de estreia de Cláudio Assis traz no elenco nomes como Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Chico Diaz, Leona Cavalli, entre outros.

Entre os diversos prêmios que o longa ganhou, estão o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Fotografia, recebendo ainda outras doze indicações. “Amarelo Manga” também venceu o prêmio do Ministério da Cultura do Brasil para filmes de baixo orçamento e entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.