Um ano após o lançamento, o álbum de BK’, que já alcançou mais de 130 milhões de reproduções no Spotify, vence prêmio internacional que reconhece iniciativas de marketing que fortalecem os vínculos entre artistas, músicas e fãs

Por Nathália Shizuka

Após o sucesso do lendário Castelos e Ruínas, o álbum ICARUS, 4º lançamento de estúdio do rapper carioca BK’, segue fazendo história. Dessa vez, a obra conquistou três prêmios no Clio Music, do Clio Awards, evento que enaltece os melhores trabalhos de marketing que conectam artistas, música e fãs, e que envolvam o uso da música em projetos de publicidade.  O projeto, fruto de uma parceria com a agência AKQA Coala.LAB, levou duas pratas pela ação interativa de realidade aumentada com a pintura a óleo (de Nikolas Demurtas) e pela inovação do projeto, e um bronze pela experiência e ativações em que o disco foi apresentado.

Além das premiações, a turnê ICARUS embarcou em uma Eurotour, passando por cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Madrid, Paris, Londres e Dublin. O projeto teve uma marcante presença no Brasil, realizando mais de 60 shows e participando de mais de 20 festivais; um videoclipe filmado em película 16mm; e uma indicação em categorias de diversos prêmios, como no Prêmio Multishow, como “Álbum do Ano”, “Capa do Ano” e “Show do Ano”.

A obra, que conta com mais de 130 milhões de reproduções no Spotify, marca uma transição importante na carreira do músico. “ICARUS” de BK’ é um álbum que explora os altos e baixos da vida, utilizando a mitologia grega como metáfora. O título refere- se a Ícaro, que voou muito perto do sol, representando a busca do artista pelo sucesso e as consequências de se aproximar demais do seu “sol pessoal”. O álbum abrange temas como ambição, superação e autoconhecimento,  apresentando uma narrativa profunda através das experiências e reflexões do artista.

O trabalho, sucede o EP “Cidade do Pecado”, de 2021, e mostra um lado diferente do rapper, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima. Vale lembrar que Icarus, lançado em 17 de novembro de 2022, conta com hits como “Músicas de amor nunca mais”, “Só me ligar”, “Continuação de um sonho” e “Amanhecer”.