Momento em que Adrilles faz a saudação no programa da Jovem Pan.

O comentarista Adrilles Jorge, da Jovem Pan, fez na noite desta terça-feira (8) um gesto associado ao “Sieg Heil”, saudação alemã que remete ao nazismo de Hitler ao final do programa Jovem Pan News. Após a cena repercutir nas redes, a emissora anunciou a demissão do ex-BBB.

Ele encerrava sua participação fazendo uma defesa da “criminalização do comunismo” e foi interrompido pelo apresentador William Travassos. Após o gesto de Adrilles, é possível ouvir uma repreensão de Travassos contra o colega: “Surreal, Aquiles”, disse visivelmente bravo.

Em nota, a Jovem Pan reforçou que repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. “Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.”. Apesar do caso ter sido repreendido com agilidade pela emissora, essa não é a primeira vez que comentários e atitudes do mesmo tipo tenham ido ao ar pelo canal, que já foi denunciado diversas vezes também por desinformação.

Em “Jovem Pan virou um puxadinho dos demitidos por fake news da CNN”, matéria de João Filho para o site The Intercept Brasil, a fama da emissora foi escancarada e o jornalista lembrou que foram contratados para o time de comentaristas da rádio nomes como Alexandre Garcia, Caio Coppolla e Leando Narloch, além de Ricardo Salles, ex-ministro responsável por boa parte da destruição recente da Amazônia. “É a TV oficial do bolsonarismo.”

Em 2021, o relator da CPI que investigou a atuação do governo federal na epidemia da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), chegou a pedir a quebra de sigilo bancário da rádio Jovem Pan devido ao seu papel como “grande disseminadora das chamadas fake news”, mas, após protestos, o requerimento foi retirado.

A emissora também já foi denunciada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) com ação na Justiça contra o jornalista José Maria Trindade, da Rádio Jovem Pan, que fez um comentário ofensivo e mentiroso sobre os trabalhadores da Petrobrás, no programa “Os Pingos nos Is”.