Jogador do Canadá cobre símbolo da Nike em protesto contra a marca

Por Rodrigo Viana

Imagine a seleção do seu país indo disputar uma Copa do Mundo 34 anos depois de sua última participação com uniformes antigos. Não é uma boa situação, não é mesmo? Pois bem, é isso que aconteceu com o Canadá na Copa do Mundo do Catar.

A Seleção Canadense foi surpreendida pouco antes de começar a Copa ao saber que não teriam novos uniformes para a disputa do campeonato. Segundo a Nike, sua fornecedora de materiais esportivos, a Canada Soccer – a “CBF” do Canadá – está num ciclo diferente de desenvolvimento de uniformes, com isso nãa haveria novos lançamentos.

Isso não pegou nada bem com os jogadores da seleção, uma vez que eles já vinham em disputa na questão de pagamentos. O zagueiro Sam Adekugbe declarou ao portal The Athletic que não gostou do fato de não ter novos uniformes para a disputa da Copa:

“Eu acho que toda seleção deveria ter um novo uniforme para a Copa do Mundo pois é um evento simbólico. Eu não odeio isso, mas gostaria de ter um novo uniforme, porque é algo para se celebrar.”

O atacante Jonathan David cobriu o símbolo da Nike após marcar um gol em um amistoso antes da Copa em protesto, lembrando que o jogador é patrocinado pela concorrente Adidas.

Podemos concluir que nem a Nike ou a Canada Soccer acreditavam na classificação da seleção para Copa, já que sua ascensão nas eliminatórias foi de forma meteórica. Esperamos que em 2026, quando acontecerá a Copa no próprio Canadá, a seleção possa ter uma nova roupagem para essa ocasião tão especial em sua história.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube