Em seu segundo ano de atuação, a F1 Academy está conquistando visibilidade e apoio para seu desenvolvimento no esporte automobilístico

Foto: Divulgação

Por Luana Nunes

Desenvolvida em novembro de 2022, a F1 Academy está em seu segundo ano de atuação. Com apoio de grandes empresas como Ferrari, Mercedes, MCLaren, entre outros; a competição feminina tem como principal objetivo alcançar espaços no meio automobilístico que antes eram ocupados majoritariamente por homens. Essa revolução está apenas começando e ganhando visibilidade no esporte. 

Contando com 7 circuitos ao redor do mundo, nos continentes da Europa, Ásia e América do Norte, a F1 Academy está sendo realizada em colaboração com os circuitos da temporada de 2024 da Fórmula 1. Dividindo os custos e recursos com as 10 equipes da F1, as quais estão apoiando integralmente as mulheres que estão correndo com o nome de suas marcas.

Em entrevista, Susie Wolff, Diretora Geral da F1 Academy, relatou: 

“Este calendário consolida a nossa ambição de nos tornarmos uma série verdadeiramente global, expandindo o nosso alcance e melhorando a visibilidade da nossa missão. Queremos inspirar meninas e mulheres em todo o mundo e mostrar-lhes que há um lugar para elas em nosso esporte, e correr ao lado da F1 nos ajudará a conseguir isso. Quero agradecer a todos os sete promotores por nos apoiarem em nossa missão e embarcarem nesta jornada conosco em 2024.”

As equipes da temporada de 2024 são: Rodin Motorsport, MP Motorsport, Campos Rancing, Art Grand Prix e Prema Rancing. Contando com 15 pilotos que correm por montadoras de diferentes marcas, a representatividade brasileira é por conta de Aurélia Nobels, que corre pela ART Grand Prix. Representando o país, a jovem trará inspiração e visibilidade no meio automobilístico no Brasil, para que meninas e mulheres se sintam representadas, fazendo com que o sentimento de pertencimento cresça no esporte.

A luta por visibilidade, apoio e recursos continuam sendo a pauta mais importante levantada por todas as pilotos da F1 Academy. Precisa-se colocar em destaque toda a história e força das mulheres por trás dos bastidores para que esse evento aconteça. Apoie e acompanhe essa revolução feminina no esporte automobilístico, para que a igualdade de gênero aconteça.