Exonerações integram processo de renovação determinado pelo presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, anunciou a exoneração de 28 militares e um civil que ocupavam cargos de direção dentro do gabinete, incluindo oficiais-generais das três forças armadas na quarta-feira (26). Dos 29 exonerados, 26 retornarão às suas forças de origem.

A decisão foi tomada uma semana após Cappelli assumir a chefia do GSI, órgão responsável por orientar o presidente da república sobre assuntos militares e coordenar sua segurança.

Entre os militares exonerados, quatro eram oficiais-generais, dois da força terrestre.

Além disso, 11 eram oficiais superiores, um era major da Polícia Militar do Distrito Federal, e outros três eram coronéis reservistas do Exército. Entre os demais, um capitão estava sem função dentro do gabinete e outros oito eram suboficiais.

Cappelli, nome de confiança do ministro Flávio Dino (Justiça), assumiu o cargo após a demissão de Gonçalves Dias, que deixou o cargo após o vazamento de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto.

Uma das missões de Capelli é preencher o vácuo deixado por Dias e dar andamento à remoção de quadros ainda vinculados ao governo anterior.

Exonerações fazem parte de um processo de renovação, determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).