O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV Ninja – no Youtube.

A partir de seção intitulada ensaios memoriais, do livro que originou o programa, o sexto episódio do Narrativas de Brasis convida artistas e criadores para relatar suas trajetórias pessoais e profissionais, e como esses caminhos traçados – e as memórias de seus percursos – constituem seus trabalhos.

O músico tropicalista Tom Zé, a fundadora do Favela Orgânica – e apresentadora do programa Amor de Cozinha -, Regina Tchelly, o diretor e dramaturgo Diego Araúja, a escritora e performer Raiça Bomfim, e o cantor e compositor Rafael Pondé, são os convidados deste episódio e conversam com Thiago Pondé e Aline Carvalho.

Tom Zé, nascido na cidade de Irará, no interior da Bahia, conta detalhes da infância no município baiano, seu interesse pela leitura de clássicos como Os Sertões, de Euclides da Cunha, e seu ingresso e formação na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Regina Tchelly, natural do interior da Paraíba e amante da cozinha, relata sua ida para o Rio de Janeiro, na tentativa de melhorar suas condições de vida, e sua experiência no projeto Agência de Redes para Juventude – que culminou na concepção do projeto Favela Orgânica -, internacionalmente conhecido.

Diego Araúja revela como a concepção e montagem do espetáculo Quasilhas, que dirigiu e escreveu o texto, trouxe inquietações relativas à memória afro-brasileira e narra desdobramentos dessas reflexões acerca da história brasileira. Raiça Bomfim lança o livro Maré Cavala (Editora Gris, 2020), parceria com Lucas Moreira, e tece relatos sobre a memória como fenômeno existencial, a trajetória e motivações para publicação do livro, além de ler uma das poesias, intitulada Nadadeiras, que compõem a obra.

O episódio é costurado pelo clipe da música Sorriso de Flor, de Rafael Pondé, que assim como os outros convidados, responde à provocação central do programa: “O que é o Brasil pra você?”.

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: Ensaios e Memórias| Episódio 6.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.