O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV Ninja – no Youtube

Danielle Almeida / Narrativas de Brasis

Nesse segundo episódio do Narrativas de Brasis, o tema é colonização e a desconstrução da narrativa oficial do “descobrimento” do Brasil. Debates acerca do racismo estrutural, apagamento histórico, concentração fundiária, e desigualdade social pautam a conversa entre os apresentadores Thiago Pondé e Aline Carvalho com as convidadas e convidados: a artivista antiracista e cientista da educação Danielle Almeida, a cantora e escritora Kaê Guajajara, o diretor e dramaturgo Diego Araúja, a cozinheira e ativista alimentar Tainá Marajoara, e a escritora e psicóloga Taíse Santos.

Com a finalidade de apresentar narrativas esquecidas dos currículos escolares brasileiros, A Invasão de Pindorama retorna a 1500 para recontar a chegada dos portugueses ao litoral do país, explicar a origem do nome Brasil, além de revelar divídas históricas de processos como a escravidão e a divisão do território nacional em Capitanias Hereditárias.

Danielle Almeida, uma das convidadas, é a voz que contextualiza o contexto das navegações exploratórias do século XVI e o sistema-mundo daquela época. Com forte crítica à Modernidade, a artivista e pesquisadora situa o avanço do pensamento cristão e colonial sobre povos originários e escravizados, além dos desdobramentos raciais que este pensamento imputa a pessoas negras e indígenas até hoje nas sociedades mundo afora.

Kae Guajajara / Narrativas de Brasis

Tainá Marajoara fala sobre colonização na perspectiva da concentração fundiária no país e aponta problemas decorrentes de 500 anos da existência de latifúndios, e como uma parte significativa do agronegócio brasileiro – aliado à bancada ruralista no parlamento -, utiliza um discurso econômico falacioso enquanto lucra com a exportação de commodities ao custo de árvores, espécies e gentes tombadas.

Kaê Guajajara conta como o processo de colonização foi responsável por invisibilizar povos originários, resultando em uma política genocida que se perpetua até hoje com o atual cenário político do país. Apresenta ainda como se deu a escrita coletiva do livro “Descomplicando com Kaê Guajajara – o que você precisa saber sobre os povos originários e como ajudar na luta antirracista” (Azuruhu, 2020).

Taíse Santos lança o livro “Búzios que instigam, percepções que comunicam” (Paco Editorial, 2019) e relata sua experiência como educadora de lideranças negras na Escola Olodum, fonte da pesquisa de mestrado que desenvolveu no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA) – e que deu origem ao livro.

Divulgação / Narrativas de Brasis

Taise Santos / Narrativas de Brasis

Diego Araúja explica no que se constituiu o conceito de eugenismo e suas fundamentações teóricas e aplicações históricas, e como a partir dele a noção de superioridade racial branca foi naturalizada e considerada válida na produção de conhecimento científico, além de revelar a crueza com a qual a seleção feita pela disciplina da história apaga identidades negras e indígenas.

As conversas e falas são costuradas pelas potentes músicas de Kaê Guajajara, com a participação de Canário Negro e Nelson D.

No fim do episódio, as convidadas e convidados respondem à provocação central do programa: “O que é o Brasil pra você?”.

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: A Invasão de Pindorama| Episódio 2 – YouTube.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.