Lançado no início do mês nos cinemas, o filme trata de temas como fake news e manipulação da mídia hegemônica

Documentário conta com depoimentos de Glenn Greenwald, Dilma Rousseff, Jean Wyllys, Chico Buarque, entre outros. Fotos: Reprodução / YouTube

Imperdível! O documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes” será disponibilizado gratuitamente no YouTube pelo período de 72 horas, a partir desta sexta-feira (23), às 15h. O filme tem direção da dupla de jornalistas Victor Fraga e Valnei Nunes, que tratam de temas importantes acerca da política nacional: a instabilidade política do Brasil, reforçada através de fake news e manipulações da grande mídia.

A produção investiga a longa tradição de golpes de estado ocorridos no Brasil e América-Latina, revelando como os grandes grupos de mídia, atrelados às fake news, foram decisivos para o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, assim como na prisão política do ex-presidente Lula. O documentário explicita ainda, como tais mecanismos fomentaram na ascensão da extrema-direita no país e em suas figuras como Bolsonaro.

O golpe contra Dilma Rousseff, em 2016, foi decisivo para a dupla de diretores iniciar o processo de produção do filme. O efeito cascata de destruição da democracia brasileira e a subida de figuras pró-ditadura, inquietou os diretores.

Participam do documentário, através de falas e depoimentos, nomes importantes da política, cultura e intelectualidade brasileira e internacional, como Dilma Rousseff, Chico Buarque, Márcia Tiburi, Breno Altman, Altamiro Borges, Geoffrey Robertson QC, Ana Mielke, Glenn Greenwald, Jean Wyllys, Adolfo Pérez Esquivel e Luiz Inácio Lula da Silva.

Recentemente, Victor Fraga participou de uma edição do Papo NINJA, com o tema “Cinema e o Panorama Brasileiro”, ao lado de Maria Augusta Ramos e Karla Martins. Na roda de conversa, foi debatido sobre a produção cinematográfica nacional dentro do contexto político atual: suas influências, desafios, implicações, e o diretor falou sobre a experiência de fazer o documentário.

Assista “A Fantástica Fábrica de Golpes” no player a seguir:

Leia mais:

‘A Fantástica Fábrica de Golpes’: documentário sobre a manipulação midiática no Brasil chega aos cinemas