Atividades culturais e transmissão de jogos acontecem nas favelas durante a Copa do Mundo

Foto: (Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades).

Por Renata Renovato Martins

A Copa do Mundo é um evento que mexe com as pessoas que cada vez mais querem mais jogos para assistir, e as pessoas que começam tímidas e desanimadas são despertadas pelos coros de gols pelos quatro cantos do país. Isso não é diferente nas “quebradas” do Rio de Janeiro.

Segundo o site Voz das Comunidades, três favelas estão com as transmissões da Copa do Mundo liberadas: a Rocinha, a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão. Segundo os porta-vozes, a vontade de gritar o Hexa já está tomando conta dos torcedores e, devido à paixão por este esporte, uma empresa de apostas online, uma atual febre da galera que está ligada em futebol, é uma das responsáveis por estas transmissões ao vivo dos jogos do Brasil.

A reportagem escrita por Rafael Costa cita que, além destas transmissões, outras atividades culturais já estão sendo promovidas nestes locais, para que seja possível unir mais pessoas que aproveitem os eventos, já que o futebol e a copa mobilizam tanta gente. Entre as atividades, estão apresentações de atrações musicais. Para os jogos programados, há locais definidos: o jogo de estreia do Brasil, no dia 24/11, segundo o site, passou na Via Apia e na Quadra da rua 1 na Rocinha, no Complexo do Alemão foi na rua Canitar (pistão do Canitar) e na Vila Cruzeiro, foi no campo da Ordem.

Sobre as expectativas da torcida nas comunidades, o site Acontecendo Aqui cita pesquisa do dia 22 de novembro, feita pela Outdoor Social Inteligência, ‘Persona Favela Copa do Mundo 2022”. Segundo a pesquisa, 80% dos moradores de comunidades acreditavam, já nesta data, na vitória da Seleção Brasileira na copa, e os jovens entre 18 a 24 anos são os mais otimistas.

Nas redes sociais do Voz das Comunidades a repórter Amanda Botelho divulgou a próxima transmissão jogo da seleção dia 2 de dezembro de 2022 (Brasil e Camarões) da praça Inter na Vila Cruzeiro, onde estava rolando a transmissão do jogo entre Brasil e Suíça (28/11), em meio ao clima verde e amarelo da Copa do Mundo.

Além destas festas, vale lembrar que os moradores da favela da Maré estão dando um show nas comemorações dos jogos da Copa. Moradores da Maré viralizaram na internet ao dançarem funk, pagode e música pop. O vídeo foi publicado pelo influenciador Raphael Vicente, e na postagem ele dizia “eles entregam tudo” usando as cores da seleção. O vídeo mostra vários grupos dançando juntos, iniciando uma competição de passinhos ao som da música de Shakira, hit da copa de 2010, ”waka waka”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)


O que também chama atenção para a decoração do local com a pintura da bandeira do Brasil e várias bandeirinhas penduradas. O vídeo encerra ainda, com o otimismo do grito de uma torcedora, moradora da Maré “Rumo ao Hexa! Pode arrasar, Brasil!”