Foto: Mídia NINJA

Por Monike Lourinho

Quando se fala em Copa do Mundo, no Brasil pensamos em três coisas: cerveja, reencontros e churrasco!

É questão cultural torcer em copa, até mesmo para quem não gosta de assistir futebol. Quando é copa do mundo, você pega sua blusa, junta com a família ou amigos e vive os melhores momentos da sua vida naquele curto espaço de dias (e piores, infelizmente temos o fantasma do 7×1).

A Copa do Catar, para nós brasileiros, “tá com gosto de ressignificação”: depois de uma pandemia, com perdas de muitos entes queridos, de viver com “medo” de uma doença, mas graças à ciência, podemos aos poucos voltar à “normalidade” e a Copa faz parte disso.

A Copa traz esperança, alegria e momentos com pessoas que não conseguimos encontrar com frequência. A nossa seleção tem tradição de juntar culturas, unificar povos, levantar bandeiras de pautas de exclusão, pessoas periféricas, países “do terceiro mundo” que tem ídolos como Ronaldo, Ronaldinho…Significado de felicidade é assistir ao jogo do Brasil.

E o Brasil durante um período passou por um desgoverno que nos tirou toda esperança e dignidade. E agora, estamos vivendo um recomeço após um período sombrio e pós eleições; e a Copa veio para reforçar o quanto podemos ser felizes e ter esperança que a vida vai melhorar.

Momentos simbólicos na Copa do Mundo

Se você fechar os olhos, consegue lembrar onde estava quando Ronaldo fez aquele gol na final em 2002? Na estreia do Brasil na Copa em 2014? Ou até mesmo 7×1?

Certeza que consegue, relembrar até o canto da sala que estava ou sentindo o cheiro de café de “vó”, quem abraçou e chorou.

A Copa do Mundo tem o poder de ampliar o vínculo com as pessoas, até mesmo alguém que você nunca viu na vida, mas está ao seu lado no bar na hora do jogo se tornar amigo e na hora que o gol sai você abraça, cerveja voa…

A Copa faz você torcer por países que normalmente não concordam com posicionamentos políticos, mas pelo simples fato de se identificar com um jogador. É um misto de sentimentos que só neste período de quatro em quatro anos conseguimos viver.

Aproveite cada instante desta Copa e das próximas, com pessoas que amam e criam memórias especiais.

E assim vamos renovando nossas memórias e elos com a Copa. E esperamos que possamos contar com 6 estrelas na amarelinha, no final dela! afinal será a melhor recordação de todas pós pandemia e um desgoverno. O povo brasileiro merece!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube