Bárbara Cruz / Greenpeace Brasil

Levantamento feito pela Friends of the Earth Europe mostra que a cada dois dias, um brasileiro morre por intoxicação com agrotóxicos. 20% das vítimas são crianças e adolescentes com até 19 anos, segundo o documento.

Divulgado na última quinta-feira (28), a pesquisa traz um mapeamento da relação entre empresas agroquímicas europeias e o lobby do agronegócio brasileiro para mostrar os danos causados à saúde e meio ambiente brasileiro. Duas empresas europeias gastaram 2 milhões de euros em apoio ao lobby no país. “Juntas, Bayer e BASF tiveram 45 novos agrotóxicos aprovados nos últimos três anos, sendo que 19 deles contêm substâncias proibidas na União Europeia”.

As empresas europeias de agrotóxicos não só se beneficiam com o enfraquecimento de regulamentações ambientais e de agrotóxicos no Brasil, mas também com generosas isenções de impostos sobre agrotóxicos, como afirma o levantamento.

O enfraquecimento de leis ambientais praticado pelo governo Bolsonaro facilita as ações do agronegócio no Brasil, que vai contra a tentativa mundial de frear as ações da crise climática. Atualmente o PL 6299/2002, também conhecido como o PL do Veneno, que foi aprovado em fevereiro deste ano na Câmara dos Deputados, busca acabar com a regulação atual dos agrotóxicos no Brasil, e também consta no relatório que, caso aprovado, “enfraquecerá fundamentalmente o processo de aprovação para uso de agrotóxicos”.