Indígenas da região do Alto do Rio Negro recebem atendimento médico durante a 36ª Ação Expedicionários da Saúde, Assunção do Içana | Marcelo Camargo – Agência Brasil

A Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena publicou hoje, 20 de abril, novo Boletim Epidemiológico que contabiliza 31 casos de indígenas contaminados e 26 suspeitos. Até o momento o órgão registra 3 óbitos, porém o movimento indígena já soma 7 vítimas fatais e denuncia a subnotificação da Sesai, que não está computando indígenas não aldeados, que vivem em contexto urbano, minimizando assim as estatísticas finais. Com esse critério, o número de casos e suspeitos também pode aumentar consideravelmente Mais de 30 mil indígenas vivem em Manaus, que concentra a maioria dos casos de contaminação por Coronavírus no AM.

Na última semana o número de indígenas infectados aumentou 200%. O estado do Amazonas (AM) concentra a maioria dos casos e o governo estadual já anunciou colapso na rede de saúde devido a pandemia.

É alarmante este quadro para os povos indígenas. Os atendimentos especializados em saúde no Amazonas estão concentrados em Manaus, o que eleva a vulnerabilidade de indígenas que vivem em áreas remotas no interior. Exemplo disto foram as mortes de dois indígenas, no dia 11 de abril. Um senhor de 78 do povo Tikuna, que saiu da comunidade Belém de Solimões, no município de Tabatinga, para tratamento de problemas cardíacos, em Manaus e uma senhora de 44 anos do povo Kokama, que saiu da comunidade Monte Santo, em São Paulo de Olivença, para capital amazonense realizar um tratamento para anemia hemolítica. De acordo com o Ministério da Saúde, eles foram contaminados por Covid-19 nos hospitais que estavam internados e faleceram.

Um agente de saúde do povo Baniwa de 46 anos morreu neste sábado, 18, com suspeitas de Covid-19, em Manaus. Ele era grande defensor da saúde indígena e estava na linha de frente do combate ao Coronavírus. Começou a apresentar sintomas da doença desde o dia 11 de abril e antes de morrer realizou várias denúncias sobre a falta de testes da Covid-19 para os profissionais da saúde, que estão trabalhando diretamente com pacientes vítimas da pandemia.

Em nota publicada pela APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil eles reivindicam a criação de um hospital de campanha específico para o atendimento de indígenas, em Manaus, e a garantia da realização de testes rápidos para pessoas com suspeitas da doença.