A organização do evento abre o tradicional Tapete Vermelho ao público para a cerimônia de abertura, que iniciará às 16h

Preparativos para o 50º Festival de Cinema de Gramado. Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto

Começa nesta sexta-feira (12), a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura do evento começa às 16h, na qual serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-presidentes do festival e a ex-prefeitos do município. A cerimônia contará também com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. O evento acontece até 20 de agosto.

A programação de hoje, contará ainda com as exibições dos curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa”, e dos longas “A Mãe” e “La Pampa” no Palácio dos Festivais. A noite será ainda dedicada à atriz Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado.

Neste ano, Festival de Gramado completa 50 anos. Além da data comemorativa, o evento celebra a volta das atividades presenciais, após dois anos com realização remota. O Palácio dos Festivais volta a ser a tela de exibição das mostras competitivas de longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos e dos curtas-metragens brasileiros e gaúchos, recebendo novamente realizadores, artistas e público em geral.

Grandes nomes do cinema brasileiro já confirmaram presença no evento, são eles Marcelia Cartaxo, Otavio Muller, Matheus Nachtergaele, André Abujamra, Augusto Madeira, Bete Mendes, Tarcísio Meira Filho, Hermila Guedes, Nando Cunha, Dan Ferreira, Jessica Ellen, Barbara Paz e Zeca Camargo.

O ator Marcos Palmeira será homenageado com o Troféu Oscarito por sua longa contribuição ao audiovisual nacional. O premiado diretor Joel Zito Araújo receberá o Troféu Eduardo Abelin.

Segundo a organização do evento, neste ano não haverá venda de ingressos para participar das sessões noturnas de filmes, homenagens e entregas de prêmios. O acesso será possível por meio de doação de alimentos. A troca dos ingressos deverá ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia, na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328), a partir de hoje (12). A bilheteria estará aberta a partir das 9h. Para realizar a troca e garantir o ingresso, é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis para cada ingresso, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, que acontece no dia 20 de agosto. Cada pessoa (CPF) pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia.

As sessões matutinas e vespertinas, como Mostra Infantil, Mostra Gaúcha de Curtas e Mostra de Longas-Metragens Gaúchos, podem ser acessadas sem a necessidade de troca de ingressos.

Confira a programação completa do festival no site oficial do evento.