O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, divulgou os resultados das operações e enfatizou a importância desse combate

Foto: Ibama

As forças de repressão do governo federal têm obtido sucesso na luta contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Desde o início da Operação Contínua, foram destruídos 323 acampamentos de garimpo e 151 balsas garimpeiras. Além disso, a Operação Sisaque confiscou mais de R$ 2 bilhões em bens dos investigados, visando desmantelar financeiramente as quadrilhas envolvidas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, divulgou os resultados das operações e enfatizou a importância desse combate. Ele ressaltou que a magnitude dos bens confiscados demonstra a força das atividades criminosas que estão sendo enfrentadas atualmente.

Imagens de satélite apresentadas por Dino revelam a despoluição dos rios da região, como resultado da interrupção do uso de mercúrio e outros poluentes provenientes do garimpo ilegal. Essa mudança na coloração das águas evidencia os impactos positivos das ações empreendidas pelo governo.

Em paralelo, o governo federal enviou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3025/23, que busca regulamentar o comércio e o transporte de ouro no Brasil. O objetivo é estabelecer normas para a atividade e prevenir futuros descontroles relacionados ao garimpo ilegal na Amazônia brasileira.

O PL propõe medidas como o aprimoramento do controle pelo sistema financeiro, exigindo nota fiscal eletrônica e aquisições por transferência bancária. Além disso, prevê o fortalecimento do controle pela Agência Nacional de Mineração, o rastreamento do ouro por meio de guias de transporte e custódia, e a responsabilização dos elos da cadeia de compra e venda do ouro para comprovar a origem legal do metal.

*Com informações da Agência Brasil