Foto: Leo Faria

O isolamento ou distanciamento social são orientações da OMS para que o mundo inteiro também auxilie no combate à propagação do novo coronavírus, que vem atingindo milhares de pessoas ao redos do planeta. No Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, mesmo com a comprovação do crescente números de casos de Covid-19, estimula a população à seguir a vida normalmente e até mesmo reune-se com grupos de pessoas, contrariando as orientações da sua própria equipe do ministério da Saúde, comandada por Luiz Henrique Mandetta, tudo isso para “salvar a economia”.

Segundo uma pesquisa, 28% dos entrevistados não seguem total ou parcialmente a orientação de ficar em casa e fazer isolamento contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), outros 18% estão totalmente isolados, sem sair de casa, enquanto 54% afirmam só estarem saindo de casa quando é inevitável. É o que diz a pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo na última terça-feira (7). A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril com 1.511 brasileiros adultos de todas as regiões do país. As entrevistas foram realizadas por telefone devido à pandemia da Covid-19, doença provocada pelo vírus. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na segunda-feira (6), a pesquisa Datafolha apontava que 76% dos brasileiros acreditam que o mais importante neste momento é deixar as pessoas em casa. O levantamento também indicou que 18% querem acabar com o isolamento, e 6% não sabem.

É importante que a população não dê ouvidos ao que diz Bolsonaro, sair do distanciamento social pode colocar as pessoas em risco e até mesmo você e sua família. Portanto, se puder, fique em casa!