Evento que abre o calendário de festivais de cinema brasileiros vai até o dia 27 de janeiro; confira os destaques da programação gratuita

“O Tempo é um Pássaro”, de Yasmin Thayná. Foto: Divulgação

Realizando sua 27ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 19 a 27 de janeiro de 2024, abrindo o calendário audiovisual no país como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo. O público que anualmente lota a cidade histórica mineira durante nove dias vai ver a diversidade da produção brasileira em sua pluralidade, representatividade, variação de personagens, estéticas e abordagens. Além de dezenas de filmes em pré-estreia, acontecem intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas e programação infantil.

Serão exibidos 145 filmes, sendo 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens em 61 sessões de cinema. Os títulos vêm de 20 estados: AL (4), BA (3), CE (7), DF (4), ES (2), GO (5), MA (1),MG (45), MT (1), PA (3), PB (1), PE (10), PR (4), RJ (22), RN (3), RR (1), RS (3), SC(2), SE (1) e SP (32). Completam a programação debates, Encontros com os Filmes, bate-papos após sessões e rodas de conversa, numa ampliação da experiência cinematográfica que vai da exibição à interação posterior em todos os espaços do evento (Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro) e da cidade.

Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Autorias, Deslumbramento, Invenção, Clássicos de Tiradentes, Olhares Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Jovem, Regional, Valores, Mostrinha e Filme de Encerramento. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, na presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, e rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça.

A abertura da Mostra de Tiradentes será na noite de 19 de janeiro, a partir das 20h30, com homenagem à dupla mineira André Novais Oliveira, cineasta, e Bárbara Colen, atriz, e ainda a apresentação da temática “As formas do tempo” e exibição, em pré-estreia mundial, dos filmes “Quando Aqui”, dirigido por André Novais e “Roubar um Plano”, do mesmo realizador em parceria com Lincoln Péricles. A temática também será tema de um bate-papo, no sábado, dia 20, com a presença do time de curadores da Mostra: Camila Vieira, Juliano Gomes, Leonardo Amaral, Lila Foster, Lorenna Rocha, Mariana Queen, Pedro Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob coordenação de Francis Vogner dos Reis.

Tema

Pelo seu caráter de conexão com o presente, a Mostra de Tiradentes pretende trazer ao debate o momento em que o setor volta a fazer projeções de qual futuro é possível construir e de perguntar como lidar com os despojos que o processo anterior de um governo de direita e contrário à cultura deixou de legado. O conceito parte da ideia de que é preciso escolher para onde olhar e defender que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída por eles como objeto, seja o tempo no qual o filme existe.

Assim, a ideia em torno das “Formas do Tempo” dialoga com a ousadia das produções exibidas em Tiradentes e com a tentativa de compreensão ampla de como fazer filmes no Brasil hoje e agora pode impactar suas estéticas. Cineastas como André Novais Oliveira, Paula Gaitán, Julio Bressane e Isael e Sueli Maxakali, entre outros, parecem seguir em desafio e desarranjo a um estado exigente das coisas que quer sempre tudo muito rápido.

Homenagens

As duas homenagens na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes se relacionam fortemente ao conceito da temática “As formas do tempo”. Em 2024, o evento celebra as trajetórias do cineasta mineiro André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen. Ele nasceu em Contagem há 39 anos, e ela, em Belo Horizonte, há 37 anos. Suas trajetórias se cruzam em diversos momentos e, vindos de uma mesma geração mineira, são também considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado.

André e Bárbara chamaram atenção na cena audiovisual brasileira quase simultaneamente. Tiveram um elo em comum: a produtora Filmes de Plástico. Em 2010, André, um dos fundadores da FdP, lançou o curta-metragem “Fantasmas” na Mostra Foco, em Tiradentes; no mesmo ano, Barbara surgiu como uma das protagonistas do curta “Contagem”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, também produzido pela FdP.

Os dois homenageados são alguns dos artistas responsáveis pela discreta radicalidade poética do cinema feito em Minas Gerais, tanto que suas presenças e influências estão para além do cinema do estado e possuem reconhecimento internacional. A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil.

Fórum de Tiradentes

Com o sucesso e repercussão do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, realizado em 2023 durante Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção promove este ano a segunda edição do encontro, de 20 a 23 de janeiro de 2024. Sob a coordenação executiva de Débora Ivanov, Mário Borgneth e Raquel Hallak, a proposta é abrir novamente o espaço para a reflexão propositiva, a partir da caminhada de reconstrução percorrida no último ano, de forma a celebrar as conquistas e os passos dados, ao tempo em que se formularão perspectivas e propostas para o ano de 2024 em seus imensos desafios.

A 2ª edição do Fórum de Tiradentes é realizada por encontros online e presenciais. Os integrantes da formação original dos GTs foram convidados a colaborar e participar de reuniões preparatórias online que antecederam ao início do evento. E, para os encontros presenciais em Tiradentes, durante quatro dias, de 20 a 23 de janeiro, participam os coordenadores executivos, coordenadores dos GTs e alguns de seus integrantes e, ainda, profissionais que manifestaram interesse em colaborar e convidados que estarão no centro dos debates abertos ao público. Todos estão credenciados a participar de reuniões de trabalho transversais e dos debates propostos com pautas especificas e correspondentes de cada eixo temático proposto para esta edição. Mais de 50 participantes estarão reunidos em Tiradentes.

Saiba mais sobre o evento e confira toda a programação no site oficial da Mostra.