Fotos: Cadu Souza

Após ato politico e escracho realizado em frente a fábrica da Suzano Celulose e Papel, na manhã da ultima segunda (5), em Mucuri, na Bahia, cerca de mil trabalhadoras ocuparam, no mesmo dia, a fazenda Céu Azul.

A fazenda, que também pertence a Suzano, está localizada no município de Teixeira Freitas e contém mais de 1,2 mil hectares de eucalipto transgênico plantado.

Foto: Cadu Souza

As lutas das mulheres no extremo sul baiano denunciam os impactos ambientais causados pelo plantio do eucalipto na região, a crise hídrica sofrida pelos trabalhadores do campo e da cidade e diz não a expansão dos monocultivos e às sementes transgênicas.

Foto: Cadu Souza

A ocupação se soma as diversas lutas protagonizadas pelas trabalhadoras em todo país, do campo e da cidade, para barrar o governo golpista de Michel Temer (PMDB) e os retrocessos políticos implementados a partir de sua pasta. Com o lema “Quem não se movimenta, não sente as correntes que a prendem”, a Jornada na Bahia denuncia as privatizações, a violência, os latifúndios improdutivos.

As ações não param na ocupação e uma plenária foi construída para as atividades, alguns temas vem sendo discutidos, como “feminismo camponês popular”, “gênero, patriarcado e violência” e “agroecologia e autonomia financeira” junto as trabalhadoras.

Fotos: Cadu Souza