Arte: Beatriz Lago

A morte de Alyne Pimentel completa 20 anos em novembro de 2022. É um dos casos mais emblemáticos de mortalidade materna no país. O caso foi o primeiro a ter o governo brasileiro responsabilizado por um órgão internacional de direitos humanos em vista de uma morte materna evitável, pois não havia sido garantido os serviços adequados relativos à gravidez da jovem.

Pensando na saúde feminina e na conscientização geral, foi criado o podcast “Caso Alyne Pimentel: 20 anos”, trazendo um olhar sobre os corpos das mulheres negras e periféricas, violados em seu direito reprodutivo e na ausência de serviços de saúde materna de qualidade. Expondo, ainda, a obrigação do Estado brasileiro em assegurar recursos efetivos de saúde às mulheres durante a gravidez e o parto.

O projeto é uma realização do Portal Catarinas, do Coletivo Feminista Margarina Alves e apoio da Cladem Brasil. A produção é parte de uma estratégia nacional por Justiça Reprodutiva formada por 15 organizações. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de dar subsídio jurídico à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.

Quer ouvir? Acesse as plataformas de streaming, como Spotify, ou pelo Portal Catarinas.