Com programação até sete de setembro, a mostra conta com 11 filmes no total, sendo 10 deles inéditos no Brasil. Três títulos ficarão disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital

Entre os filmes que compõe a programação estão “O Salão de Huda”, “Caixa de Memórias” e “O Estrangeiro”. Fotos: Reprodução

Celebrando a diversidade dos países árabes e suas narrativas cinematográficas, o Sesc São Paulo e o Instituto da Cultura Árabe, realizam a partir desta quarta-feira (31), a 17ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Com programação até o dia sete de setembro, o evento comemora a volta do formato presencial, mas mantém uma parte online, expandindo as possibilidades de acesso à mostra.

No total, serão exibidos 11 filmes, sendo 10 deles, produções inéditas no Brasil. As sessões presenciais acontecem no CineSesc, em São Paulo, com oito longas no catálogo. A mostra online recebe três títulos, que ficarão disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Além das exibições, serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais.

Em depoimento oficial sobre o evento, o curador da mostra Arthur Jafet, ressaltou sobre a importância do cinema árabe, em como ele promove quebras de estereótipos, de barreiras, fazendo na maioria das vezes uma declaração política.

“Estamos sentindo mais apoio ao cinema árabe agora com novos festivais e novos fundos que estão sendo criados. Também vemos uma nova indústria surgindo na Arábia Saudita e um público bastante grande, não apenas em termos de população, mas em termos de paixão pelo cinema e poder aquisitivo. É um momento emocionante para ser um cineasta ou criador de conteúdo no Oriente Médio (…) O consenso da indústria cinematográfica é que um grande trabalho está acontecendo na indústria do cinema árabe, mas é necessário mais apoio em nível de base”, afirmou o curador.

A mostra exibirá os filmes: “Adonde Vas”, de Javier Lopes Actis; “Amira”, de Mohamed Diab; “O Salão de Huda” (Huda’s Salon), de Hani Abu-Assad; “Caixa de Memórias”, de Joanna Hadjithomas e Khalil Joreige; “Comunhão” (Communion), de Nagib Belkhadi; “Costa Brava”, de Mounia Akl; “Uma Emergência Banal” (Urgent), de Mohcine Besri; “Farha”, de Darin Sallam; “Jahilya”, de Hicham Lasri; “O Estrangeiro” (The Stranger), de Ameer Fakher el Din; e “Sharaf”, de Samir Nasr.

O filme que abre a mostra nesta quarta (31) é “Caixa de Memórias”, com sessão gratuita às 20h – os ingressos devem ser retirados com até uma hora de antecedência na bilheteria. Integrante da mostra competitiva oficial da edição on-line do Festival de Berlim 2021, “Caixa de Memórias” é um filme de descobertas e redescobertas para duas gerações. Uma, conhecendo o novo. A outra, protegendo-se do conflito que a recordação do passado pode causar. As vidas de três mulheres estão conectadas por uma caixa contendo seus diários, fotografias e fitas de áudio.

Confira a programação da mostra:

1/9 – “O Salão de Huda”, às 18h

2/9 – “Amira”, às 18h e “Sharaf”, às 20h30

3/9 – “Costa Brava”, às 15h30; “Caixa de Memórias”, às 18h e “O Estrangeiro”, às 20h30

4/9 – “Comunhão”, às 15h30; “Farha”, às 18h e “O Salão de Huda”, às 20h30

5/9 – “Sharaf”, às 18h e “Amira”, às 20h30

6/9 – “O Estrangeiro”, às 18h e “Comunhão”, às 20h30

7/9 – “Costa Brava”, às 18h e “Farha”, às 20h30

O filmes disponíveis gratuitamente online são:

“Adonde Vas”, “Uma Emergência Brutal” e “Jahilya”

Leia as sinopses e assista aos trailers dos filmes aqui.

Serviço:

O CineSesc fica na Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo (SP) – Ingressos a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).