Cidade foi uma das cadastradas como ponto de exibição da mostra de cinema, que este ano, tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”

Foto: Divulgação

Por Milene de Souza de Espindula

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega hoje (25) no Rio Grande do Sul, na cidade de Osório, localizada no litoral norte do estado. A cidade foi uma das cadastradas como ponto de exibição da mostra de cinema, que este ano, tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”.

O ponto de exibição será no auditório do IFRS, no campus de Osório-RS, organizada pelo NAC – Núcleo de Arte e Cultura do instituto. Para participar da Mostra Difusão, os pontos de exibição e cineclubes devem possuir equipamentos de projeção e sonorização, além de acesso à internet banda larga para reproduzir os filmes direto da plataforma de streaming InnSaei.tv.

Uma das responsáveis pela transmissão será Jade Garcia Rocha, professora substituta da área de letras português e espanhol e vice-coordenadora do NAC. Os filmes, curtas e documentários serão exibidos durante os três turnos, nos dias 25, 26 e 27 de março, com entrada gratuita. Se você é produtor, diretor, ator, cinéfilo e ativista e sente necessidade de mais representatividade nas telonas quando se trata de: direitos das mulheres, idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+ você é nosso convidado.

Após a exibição das obras haverá espaço para debate e rodas de conversa, onde poderemos ressaltar a importância do audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo e discutir sobre as temáticas apresentadas nas produções. O debate envolvendo audiovisual é importante e fundamental para as minorias, proporcionando representatividade e visibilidade em um espaço muitas vezes dominado por narrativas hegemônicas. A exibição e o acesso a filmes e produções brasileiras são vitais para que essas comunidades encontrem suas próprias histórias, culturas e identidades refletidas nas telas. Além de promover a diversidade, o audiovisual brasileiro oferece uma plataforma para debater questões sociais, políticas e culturais relevantes para as minorias, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente. Ao assistir e apoiar filmes nacionais, as minorias fortalecem sua voz e influência na indústria do entretenimento, contribuindo para a construção de uma narrativa mais plural e autêntica sobre o Brasil e suas diversas comunidades.

Conheça algumas produções que serão exibidas na mostra:

25/03

“Um filme de verão”

Brasil, 2019, 95 min, 14 anos
Direção: Jo Serfaty
Produção: Julia Motta
Direção de Fotografia: Pedro Pipano
Elenco: Caio Neves, Ronaldo Lessa, Karollyane Rabech, Junior Souza, Barbara Marques

Sinopse: Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas em uma escola pública, no Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, os quatro jovens enfrentam as incertezas da vida adulta e se reinventam diante da crise da cidade. Um filme de verão apresenta um mosaico híbrido desta juventude que encontra espaço através do cinema.

26/03

“Travessia”

Brasil, 2017, 5 min, livre
Direção: Safira Moreira
Produção: Safira Moreira
Direção de Fotografia: Caíque Mello
Prêmios: Prêmio de melhor curta-metragem no Cachoeiradoc. Na 9ª Semana, o filme recebeu o Grande Prêmio do Júri, Prêmio de Melhor Curta-Metragem do Júri de estudantes de audiovisual e Prêmio especial do Júri da Crítica.

Sinopse: A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. Pessoas negras refletem sobre a representação de seus antepassados, recriando histórias e registros, numa tentativa de sobrepor toda ausência e estigmatização sofrida por seus iguais no passado. Um resgate poético da representação negra brasileira.

“Mãri Hi – A Árvore do Sonho”

Brasil, 2023, 18 min, livre
Direção: Morzaniel Ɨramari
Produção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Elenco: Davi Kopenawa Yanomami
Direção de Fotografia: Morzaniel Ɨramari
Prêmios: Melhor Curta-Metragem no 28º Festival Internacional de Documentários, 2023, São Paulo.

Sinopse: Quando as flores da árvore Märi desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

27/03

“Tesouro Quilombola”

Brasil, 2021, 23 min, livre
Direção, Produção e Direção de Fotografia: Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete
Realização: Estudantes da EMEIF José Albino Pimentel, no quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB)
Prêmios: Prêmio Infantil Comitê das Crianças de Jundiaí no Festival Comkids 2023.

Sinopse: As crianças do Quilombo Gurugi-Ipiranga (PB) brincam de caça ao tesouro e descobrem as verdadeiras riquezas da sua comunidade. Explorando suas raízes, elas aprendem sobre a cultura local, por meio de passeios e histórias contadas por suas principais figuras.

Mais informações aqui.