Mostra tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”

Foto: Divulgação

Por Lilianna Bernartt

A 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos chega hoje (13/03) à Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP).

De 13 a 16 de março, serão disponibilizados 18 filmes nacionais de realizadores que têm relação direta com temas focados no antirracismo, defesa dos direitos das mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.

Nesta edição, a Mostra tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. Seguindo este tema, todas as regiões estão representadas pela cinematografia selecionada na Mostra. A segunda fase do evento – chamada de Mostra Difusão – contará com uma programação online, de 25 de março a 24 de abril, em que os filmes ficarão disponíveis na plataforma de streaming InnSaei.TV e em outros equipamentos culturais das cidades participantes.

A abertura da Mostra aconteceu nesta segunda (11), em Brasília e contou com a presença da Ministra Margareth Menezes, do Ministério da Cultura (MinC), a chefe de gabinete do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Marina Basso Lacerda, e do cineasta Silvio Tendler, que é o grande homenageado desta 13ª edição.

Dentro de sua programação, grande destaque para o filme “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (Brasil, 2021, 26 min, livre), dirigido por Renato Barbieri e Juliana Borges, que foca nas duas escritoras negras, fundamentais da literatura contemporânea. Conceição Evaristo foi a primeira mulher negra a ingressar na Academia de Letras, em posse realizada este mês, dia 08.

Outro destaque da programação é o curta-metragem “Travessia”, dirigido pela cineasta baiana Safira Moreira. Nele, através de imagens, a diretora condensa desde o passado de escravidão até a perpetuação do racismo e escravidão. Há uma parte da programação – o programa “Frutos” – que é totalmente voltada ao público infanto-juvenil. O destaque deste recorte da programação fica para “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), filme desenvolvido a partir de um projeto de educação audiovisual para o letramento dos estudantes do Quilombo Guguri-Ipiranga, na Paraíba. No curta, as crianças brincam de caça ao tesouro e descobrem as verdadeiras riquezas do território.

O evento se divide em 4 programas: “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos” e toda a programação pode ser acompanhada através das redes sociais e no site do evento.

Mostra imperdível e necessária, que reconhece e utiliza o cinema como a ferramenta social de extrema importância que é.