Foto: Pixabay

Justiça Climática — Quem são os maiores responsáveis pela degradação ambiental quando de fala em mudança climática? 1% da população mais rica, o que compreende 63 milhões de pessoas, foi responsável por 15% das emissões globais no período. A metade mais pobre da população global emitiu apenas 7%.

Os dados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela ONG internacional Oxfam. Se buscarmos os 10% mais ricos, este fator fica mais evidente: eles são responsáveis por mais da metade (52%) das emissões.

O período da pesquisa é de 1990 a 2015, quando as emissões dobraram e ficaram ainda mais graves em todo o mundo. A pesquisa revela que o tráfego é um dos principais vilões do clima, em especial as viagens de avião. Entre 2010 e 2018, a organização aponta que os veículos SUV foram os segundos maiores impulsionadores das emissões.

Este será um dos temas em pauta hoje em Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Para alcançar a meta estabelecida pelo Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, os 10% mais ricos teriam que reduzir suas emissões cerca de dez vezes até 2030.

Além disso, segundo o relatório, para manter as mudanças climáticas sob controle, será necessário ajudar os países mais pobres a se desenvolver de forma limpa e implementar medidas rígidas para conter o consumo excessivo dos ricos.

Com informações da DW e Oxfam.