O projeto “Mulier em Cena”, uma oficina de produção cinematográfica totalmente destinada às mulheres, está com as inscrições abertas. Incentivada pelo edital Lei Paulo Gustavo 14/2023, a oficina visa capacitar e profissionalizar mulheres para ingressarem no mercado cinematográfico e minimizar desigualdades de gênero existentes no setor. 

Idealizado pela cineasta, jornalista e fundadora da Mulier Filmes, Deyse Reis, o projeto inovador é uma tentativa de trazer diversidade para a sétima arte e ampliar a participação feminina no cinema brasileiro, seja atuando em grandes produtoras ou na produção independente. 

Existem poucas mulheres nos sets de filmagens e, em especial, nos cargos de decisão e precisamos mudar esse cenário. Quanto mais mulheres envolvidas na produção, na direção, na direção de fotografia, no roteiro, mais amplas se tornam as histórias que podemos contar. Estamos em buscas de mulheres que queiram contribuir para uma mudança significativa no cinema nacional”, diz Deyse.

Para participar da oficina, totalmente gratuita, basta ser mulher e ter idade igual ou superior a 18 anos. Qualquer mulher, cis, trans ou pessoa não-binária, PcD, com ou sem deficiência auditiva, que quiser aprender sobre produção cinematográfica ou começar uma nova carreira, está apta a se inscrever. Não é preciso ter formação na área ou experiência prévia.

Totalmente pensada para o público feminino e para a inclusão, a oficina oferece: intérpretes de Libras, espaço adaptado, material didático gratuito, coffee break e transporte gratuito para a estação de metrô mais próxima após a aula. 

O corpo docente, formado apenas por mulheres atuantes e experientes no setor, conta com Deyse Reis, diretora e produtora, com passagem por trabalhos disponíveis na Discovery Plus, Amazon Prime, Disney Plus e HBO Max; Luciana Stipp, produtora e diretora, com passagem pela Netflix e shortlist dos filmes nacionais para o Oscar em 2016; Izah Neiva, premiada diretora, produtora e atriz; Aninha Gonçalves, coordenadora da pós-produção da Paranoid Filmes, com trabalhos na Globoplay e Netflix; e Denise Jancar, agente de vendas e distribuidora de filmes pela Promovere. O conteúdo das aulas é abrangente, incluindo desde história do cinema brasileiro, produção geral e executiva, até distribuição e divulgação de filmes. 

As aulas acontecem de 9 de agosto à 8 de outubro, todas as terças e sextas-feiras, das 19h às 22h, na Nave Coletiva (sede da Mídia NINJA) – Rua José Bento, 106, Cambuci. 

O formulário de inscrições está disponível aqui, na seção de notícias do site da Mulier Filmes ou na bio do Instagram da produtora. As inscrições vão de 1º a 25 de julho. Garanta já a sua participação. As vagas são limitadas! 

Foto: Divulgação