Nasa mostra que fumaça de queimadas na Amazônia pode ser vista do espaço
Para a agência, o número dos incêndios pode ser um recorde.
As queimadas que atingem Amazônia desde o fim de julho têm sido tão fortes que podem ser vistas do espaço, segundo fotos do satélite Aqua, foi o que divulgou a agência espacial norte-americana. A imagem de satélite revela uma camada de fumaça sobre o Brasil.
Por Twitter, a agência divulgou que: “Fumaça de incêndios florestais no #AmazonRainforest se espalha por vários estados brasileiros nesta imagem de cor natural tirada por um @NASAEarth instrumento no satélite NPN da Suomi. Embora seja uma temporada de incêndios no Brasil, o número de incêndios pode ser recorde.”
Smoke from wildfires in the #AmazonRainforest spreads across several Brazilian states in this natural-color image taken by a @NASAEarth instrument on the Suomi NPP satellite. Although it is fire season in Brazil, the number of fires may be record-setting: https://t.co/NVQrffzntr pic.twitter.com/4JTcBz9C8f
— NASA (@NASA) August 21, 2019
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto deste ano, as queimadas aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado — o que representa o maior número registrado nos últimos sete anos, com 72.843 pontos de incêndios.