Por Marilda Campbell

A sinopse de “Motel Destino” apresenta o filme como um thriller erótico, que acompanha um jovem que foge de uma dívida e busca abrigo em um motel de estrada, onde se perde entre impulsos de luxúria e prazer. Apesar desta descrição, o longa também aborda temas como amor, irmandade, relações abusivas, amizade e desejo.

“Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz, foi gravado inteiramente no Ceará e é estrelado por Fábio Assunção (Elias), Iago Xavier (Haroldo) e Nataly Rocha (Dayana). Um quarto elemento que contribui na narrativa é o próprio motel, que foi adaptado para as filmagens pelas equipes de arte e de fotografia, e dialoga a todo momento com as personagens.

Uma curiosidade: o motel fica em Beberibe, a uns 80 km de distância de Fortaleza, é o único da cidade e ficou fechado por três meses para as filmagens. Segundo revelou a produção de “Motel Destino”, o casal que é proprietário do imóvel manteve todas as mudanças que a equipe fez no motel.

Outro elemento que se faz presente na narrativa é o destino que está presente no nome do motel, que coloca Haroldo na vida do casal Elias e Dayana, e que dá solução à história. Afinal, algumas situações apenas o destino resolve.

“Motel Destino” chega aos cinemas brasileiros em 22 de agosto, após ter concorrido à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024 e ter sua première nacional na 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. No último dia 13, o Cine Nave realizou uma pré-estreia gratuita do longa na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo.

O filme é uma produção da Cinema Inflamável e da Gullane, com coprodução internacional da Maneki Films (França) e da The Match Factory (Alemanha), em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK). Também assinam a coprodução o Telecine e o Canal Brasil, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.