Mostra ‘Amazônia: Passado Presente e Futuro’ inicia nesta quinta (1º), no CineSesc, em SP
Nesta quinta-feira, dia 1º, às 20h, será exibido “Segredos de Putumayo”, com presença do diretor e, também, do ator irlandês Stephen Rea (de “V de Vingança”)
Em homenagem ao Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, o Cine Sesc São Paulo e a o2playfilmes, com apoio da Mídia Ninja, Cine Ninja e Casa Ninja Amazônia, realizam a mostra “Amazônia: Passado, Presente e Futuro” com duas sessões especiais gratuitas seguidas de bate-papo com convidados nas quintas-feiras dias 1º e 8 de setembro.
Nesta quinta-feira, dia 1º, às 20h, será exibido o documentário de Aurélio Michiles “Segredos de Putumayo”, com presença do diretor e, também, do ator irlandês Stephen Rea (de “V de Vingança”), que participa da produção dando voz a Roger Casement, irlandês que atuou como Cônsul Britânico no Rio de Janeiro que, em 1910, investigou a escravidão e do genocídio de mais de 30 mil indígenas do Putumayo. Também estará presente na estreia o historiador e escritor Angus Mitchell, autor do livro “O Diário de Roger Casement”, que inspira a produção. A mediação será do jornalista Allan de Abreu.
Já no dia 8, quarta-feira, também às 20h, o CineSesc recebe a estreia do “O Território”, documentário de Alex Pritz (@alex_pritz), produzido por Darren Aronofsky (@darrenaronofsky) (de “Cisne Negro” e “Mãe!”), sobre a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento, vencedor do prêmio do Público e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2022. A sessão será seguida de bate-papo com participação do diretor, além de Txai Suruí (@txaisurui), Neidinha Bandeira (@neidinha_surui), Bitaté Uru-eu-wa-wau (@bitate_uru_eu_juma), Tangãi Uru-eu-wa-wau e Gabriel Uchida (uchidagabriel). A mediação será do jornalista e documentarista João Moreira Salles.
A retirada gratuita de ingressos inicia 1h antes de cada sessão, na bilheteria do CineSesc.