Seis pessoas morreram em decorrência de enchentes e deslizamentos no Maranhão. Moradores organizam mutirão de ajuda

Foto: reprodução/TV Globo

Por Cley Medeiros

Seis pessoas morreram em decorrência dos temporais no Maranhão. Em Santa Luzia, a 295 km de São Luís, uma ocorrência de deslizamento de terra matou duas pessoas. Já em Açailândia, um veículo foi arrastado pela enxurrada, tirando a vida de outras três. Em Arame, uma mulher voltou para a própria residência após um deslizamento e foi eletrocutada.

Em Açailândia, moradores formaram uma corrente humana para resgatar sobreviventes da enchente que estavam isolados.

Chuvas e inundações: problemas iguais, vítimas de sempre

Resultado da ausência de políticas públicas voltadas ao tema da moradia e meio ambiente, que evidenciam o racismo ambiental, a tragédia anunciada se soma a uma dezena de acontecimentos que se repetem de forma anual, com consequências catastróficas, e que se tornam visíveis como a morte de 65 pessoas após deslizamentos em série em São Sebastião, São Paulo, este ano.

Casos semelhantes foram registrados em Santa Catarina, Amazonas, Rio de Janeiro e, agora, no Maranhão.

O racismo ambiental é um termo utilizado para descrever o processo de discriminação que populações da periferia, minorias étnicas e outros grupos sociais sofrem devido à degradação ambiental.

Mais de 700 sem moradia

São 33 municípios maranhenses em Situação de Emergência, devido às fortes chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 399 famílias estão desabrigadas e outras 339 desalojadas.

Nos municípios de Barra do Corda e Santo Antônio dos Lopes, no interior do estado, foram registrados rompimentos em pontos de açude, que provocaram alagamentos em algumas regiões.

Equipes da Defesa Civil Estadual estão nas regiões afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das Prefeituras. Bombeiros e o Centro Tático Aéreo (CTA) participam de operação para prestar atendimentos à população.

Equipes do Corpo de Bombeiros, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando uma força-tarefa para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 450 cestas básicas; 700 garrafões de água (mais mil unidades estão sendo encaminhadas) e 600 colchões serão entregues.

Veja a lista dos municípios maranhenses em Situação de Emergência:

Jenipapo dos Vieiras
São Luís
São José de Ribamar
Paço do Lumiar
Raposa
São Benedito do Rio Preto
Viana
Joselandia
Itaipava do Grajaú
Conceição do Lago Açu
Barra do Corda
São Luís Gonzaga
Arame
Afonso Cunha
Alto Alegre
Barreirinhas
Buriti
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Lago da Pedra
Pedreiras
Pinheiros
Poção de Pedra
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São João do Caru
Trizidela
Tuntum
Zé Doca