Em uma audiência recente na Câmara dos Deputados, a Ministra das Mulheres e a deputada Federal Erika Hilton confrontaram o Deputado Nikolas Ferreira após suas declarações transfóbicas. A fala ocorreu durante uma discussão da pauta na casa, onde Nikolas Ferreira fez comentários ofensivos sobre a comunidade transgênero, gerando forte reação de suas colegas parlamentares.

Nikolas Ferreira, condenado por transfobia, afirmou que “as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”, em referência a premiações esportivas para atletas transgêneros.

Essa fala gerou uma onda de indignação, levando Erika Hilton a anunciar que enviará uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado por transfobia. Hilton também acionará o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, buscando responsabilizá-lo pelas suas declarações.

A Ministra das Mulheres e outras deputadas, como Sâmia Bomfim e Talíria Petrone, se uniram em apoio a Hilton, condenando as falas de Ferreira como criminosas e transfóbicas. Elas enfatizaram que a imunidade parlamentar não deve ser usada como escudo para disseminar ódio e preconceito, e que medidas legais serão tomadas para garantir que ele seja responsabilizado por suas ações​.

Nikolas Ferreira foi condenado por transfobia contra deputada Duda Salabert (PDT), ao afirmar que iria se referir a deputada como “ele”.