Javier Milei utilizou dados falsos publicados por um perfil fictício no X (antigo Twitter) para comemorar uma suposta redução da inflação, que impacta nos preços da cesta básica do país. O presidente atribuiu essa suposta diminuição às medidas tomadas desde que assumiu o cargo há quatro meses.

Milei referenciou o perfil, denominado “Jumbot”, durante a entrevista, mencionando uma variação de preços de +5,22% para -4,52%. No entanto, algumas horas depois, o perfil em questão revelou que se tratava de um “experimento social”, pedindo desculpas aos que foram iludidos, inclusive ao presidente e ao ministro da economia, Luis Caputo.

A desinformação disseminada pelo perfil falso levou Milei e Caputo a serem cobrados nas redes sociais. Na semana passada, foi o ministro da economia, Luis Caputo, que usou a mesma fonte para relatar a desaceleração dos preços em abril. Entretanto, os dados também eram falsos.

A Argentina enfrenta uma situação econômica desafiadora, com uma taxa anual de inflação de 276,2%, a mais alta do mundo. Desde que Milei assumiu a presidência, os preços subiram consideravelmente, refletindo a forte desvalorização oficial do peso e as políticas neoliberais de Milei.