Mídia NINJA participa de imersão em Minas Gerais e reúne 16 cidades
Encontro realizou o planejamento de uma incubadora de novas mídias para a juventude no estado.
Depois de anunciar uma nova escola de formação e um edital de vivência, agora a Mídia NINJA começa a articular uma nova rede de mídia cidadã em Minas Gerais. Nesse final de semana, de 19 a 21 de janeiro, participou de um seminário em Lagoa Santa com a presença de articuladores de 16 cidades que irão participar do Minas LAB, projeto de incubadora de novas mídias para a juventude. Com a participação e consultoria do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, o seminário teve como objetivo tirar as linhas de ação, calendário, metodologia e mapa das cidades que irão receber as oficinas.
Nos próximos meses essas cidades que participaram do encontro irão receber 4 oficinas, sendo elas voltadas para fotografia, audiovisual, redes sociais e redação. Ao fim das oficinas a intenção é que os participantes possam criar um núcleo de mídia local que irá produzir conteúdo sobre sua realidade e usar o midialivrismo como instrumento para causas sociais e culturais. Ao final do projeto também será realizado um encontro entre todos os envolvidos para troca de experiências e avaliação.
O Minas LAB ainda prevê a gravação de uma série de vídeos que apresentará os agentes articuladores dessas cidades, apresentando ao final uma coleção de mini-documentários que contribuem para o georreferenciamento das iniciativas mineiras.
Dentre as cidades presentes estavam, Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Montes Claros, São João Del Rei, Poços de Caldas, Passos, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Alfenas, Patos de Minas, Barbacena, Governador Valadares, Paracatu e Viçosa. Participaram dos debates também a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, Ivana Bentes, um dos fundadores da rede Fora do Eixo e da Mídia NINJA, Pablo Capilé, o jornalista e escritor Fred Maia, a gestora de políticas de rede do Fora do Eixo Marielle Ramires e ainda os repórteres NINJA Raíssa Galvão, Ana Pessoa, Filipe Peçanha, Gian Martins, Clayton Nobre e Bianca Lima. O projeto Minas LAB é realizado pela Associação Coletivo Cultural em parceria com a SEDPAC – Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social de Minas Gerais.