Mayra Aguiar leva ouro inédito e Beatriz Souza fatura bronze em último dia do Pan
No último dia de disputas em Lima, as brasileiras subiram ao pódio duas vezes após conquistas no judo.
Por Beatriz Pinheiro / PanAmericanas
No último dia de disputas em Lima, as brasileiras subiram ao pódio duas vezes após conquistas no judô. Mayra Aguiar, número 1 do mundo no ranking de sua categoria, finalmente comemorou o título que faltava em sua carreira ao ser campeã pan-americana pela primeira vez. Na categoria acima de 78kg, Beatriz Souza levou a medalha de bronze.
Mayra Aguiar, na categoria até 78kg, iniciou seu caminho com vitória diante da americana Nefeli Papadakis nas quartas de final. A brasileira conseguiu aplicar um ippon e avançou à semifinal para encarar a venezuelana Karen Leon. A disputa da semifinal durou apenas 28 segundos, tempo necessário para que Mayra conseguisse um novo ippon.
A decisão do título aconteceu diante da cubana Kaliena Antomarchi, 11ª colocada no ranking. Diferentemente dos outros confrontos de Mayra no dia, a luta pelo ouro foi até o Golden Score, mas o resultado final permaneceu: mais uma vez, a brasileira acertou um ippon para subir ao lugar mais alto do pódio.
Beatriz Souza, representando o Brasil na categoria acima de 78kg, também estreou com vitória por ippon e despachou a mexicana Priscilla Martinez nas quartas de final. A adversária por uma vaga na decisão foi a dominicana Melissa Mojica. A luta pela semifinal foi mais dura para Bia Souza e terminou empatada no tempo normal. No golden score, Mojica acertou um waza-ari contra a brasileira, que ficou para a disputa do bronze.
A recuperação da judoca de 21 anos veio na disputa final. Diante da nicaraguense Izayana Marenco, Beatriz Souza conseguiu encaixar um combate com mais tranquilidade e confirmou a medalha de bronze após aplicar um ippon.