Marrocos conquista sua primeira vitória em Copa do Mundo Feminina e elimina Coreia do Sul
Leoas do Atlas se mantém na disputa por vaga nas oitavas
Texto de Aline Louzano para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino
Coreia do Sul e Marrocos se enfrentaram na madrugada deste domingo no Coopers Stadium, em Adelaide, na Austrália. O Marrocos fez história e venceu a Coreia por 1 a 0, marcando seu primeiro gol nesta Copa, conquistando sua primeira vitória e a primeira vitória de uma nação árabe no mundial. A Coreia já está eliminada.
Pouco antes de entrar em campo, uma mudança de última hora na seleção asiática: a zagueira Lim se machucou no aquecimento e deu lugar a Shim Seo-yeon.
As equipes iniciaram cautelosas, mas aos 5′, Ait El Haj tabelou com Amani, que cruzou para Jraidi desviar de cabeça para o fundo da rede, marcando o primeiro gol do Marrocos na história da Copa do Mundo Feminina. Já a primeira boa chance sul-coreana só aconteceu aos 16′. A bola foi alçada na área, Cho Sohyun dominou e passou para Lee, que mandou por cima da meta. As comandadas de Colin Bell tiveram outra boa chance aos 26′, com Park, enquanto as marroquinas responderam poucos minutos depois, com Amani. Apesar das tentativas, a Coreia do Sul não furou a defesa adversária e foi para o vestiário em desvantagem.
As Tigresas da Ásia voltaram com duas alterações: Son Hwa-yeon e Choo Hyo-joo saíram para as entradas de Choe Yu-ri e Moon Mi-ra. Sufocado, o Marrocos viu sua goleira fazer boas defesas, mas só modificou a equipe aos 28′. Bem postadas no ataque, o nervosismo contribuiu para os erros de finalização das asiáticas. Na reta final, a Coreia desperdiçou uma ótima oportunidade.
Aos 41′ Jeon cruzou para Phain mandar de primeira na direção do gol. A resposta das Leoas do Atlas veio no lance seguinte. A zaga das asiáticas falhou, Ayane apareceu livre, mas finalizou errado. No desespero, a Coreia ficou os últimos minutos no ataque, mas não balançou a rede.
Vale destacar que hoje a defensora Nouhaila Benzina se tornou a primeira jogadora de futebol a atuar com a hijab em uma Copa do Mundo.
As seleções voltam a campo para a última rodada da fase de grupos na próxima quinta-feira, às 07h. Dependendo apenas de suas forças, Marrocos enfrenta a Colômbia. Cumprindo tabela, a Coreia do Sul encara a Alemanha.