“Em 90 anos de existência, a USP outorgou 123 títulos de doutor honoris causa. Sou a terceira mulher e a primeira na área de cultura”, afirmou a cantora e compositora Marisa Monte ao começar seu discurso de reconhecimento durante a cerimônia de entrega do mais alto título acadêmico na universidade.

A honraria foi aprovada no final de 2023 pelo Conselho Universitário. A cerimônia de entrega do título aconteceu no auditório do centro de difusão internacional.

“Eu sempre também tive uma visão patrimonial da minha obra. Fundei meu próprio selo e minha própria editora musical desde cedo. Tornei-me referência em gestão e liberdade artística. Hoje reconheço que a minha voz ecoa além dos palcos e da música. E eu tenho o dever de zelar pelo patrimônio intelectual e cultural do meu país”, afirmou.

Marisa Monte é embaixadora do programa USP Diversa, que arrecada recursos e oferece bolsas de estudo para estudantes em situação socioeconômica vulnerável. Ela também criou o Espaço Imaginário Marisa Monte, espaço do Instituto do Coração (Incor) onde os pacientes podem encontrar conforto emocional por meio da doação de instrumentos musicais, livros e outros materiais.

“A revolução tecnológica dos últimos tempos impôs enormes desafios à defesa dos direitos autorais e à proteção dos criadores perante a ganância das grandes corporações globais de tecnologia, que cresceram muito e rapidamente no vácuo de regulamentação. Tenho trabalhado incessantemente e intensamente na interlocução com as instituições brasileiras, junto com artistas e ativistas da Associação Procure Saber, que reúne alguns dos maiores artistas brasileiros, aqui representada pela presidente da associação, minha amiga Paula Lavigne”, afirmou a cantora.

Assista o discurso completo: