“Mandem um entregador branco”, escreve cliente em pedido por app em Goiânia
Caso de racismo é investigado pela Polícia Civil. Autor do pedido ainda não foi identificado.
“Por favor mandem um entregador branco. Não gosto de pretos nem pardos”, escreveu um cliente ao fazer pedido de comida em uma confeitaria de Goiânia por aplicativo. A situação constrangeu a dona do estabelecimento conforme ela contou à imprensa nesta semana. O caso aconteceu na quinta-feira (3) e a Polícia Civil investiga o caso.
“Completamente constrangedor e desumano. Fiquei tão desconcertada que até pedi desculpas para o motoqueiro quando ele veio buscar o pedido”, disse a proprietária da confeitaria ao G1.
O motociclista que fez a entrega disse que foi recebido por duas mulheres, mas elas disseram que não escreveram a mensagem. “Parece que uma disse que foi o marido, depois disse que não foi. Não explicaram direito”, contou a empresária.
Ela não fez a denúncia na Polícia Civil, mas a repercussão do caso provocou que ele fosse investigado conforme contou o delegado Joaquim Adorno, do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri). O crime de racismo prevê pena de prisão de 1 a 3 anos.
O iFood informou em nota que também irá “iniciar um processo de investigação interno para que as devidas providências sejam tomadas, incluindo o descadastramento do cliente” e que “segue à disposição para colaborar com as investigações, caso seja solicitada”.